8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

8 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

Uma lista interminável de atividades para realizar e vontade zero de executar. Parece que quanto mais nós precisamos fazer, maiores são os obstáculos, mas a procrastinação no trabalho está relacionada a fatores emocionais, não à quantidade de trabalho – e mudar de atitude só depende de você.

O que é procrastinação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a procrastinação não tem nada a ver com preguiça ou falta de vontade. Ela é causada pelo nosso inconsciente como uma forma de defesa para evitar sentimentos ruins, como:

  • Ansiedade, angústia, mal estar e sensação de desconforto;
  • Autodesvalorização – você chega a acreditar que é incapaz, sente-se insatisfeito consigo e abusa do perfeccionismo;
  • Desmotivação, desânimo e falta de vontade;
  • Preocupação excessiva, pensamentos ruins e peso na consciência.

Executar atividades complexas em um curto espaço de tempo é extremamente estressante e desanimador, o que favorece a autocondenação, a frustração e a irritabilidade. Como se não bastasse, esses sentimentos também interferem nos resultados e se tornam mais um impeditivo para o cumprimento de novas metas e realizações profissionais.

Em outras palavras, a procrastinação no trabalho desencadeia uma verdadeira “bola de neve”. Você atrasa a entrega das atividades e se sente desmotivado. Então, adia mais um pouco essa demanda, o que aumenta a preocupação e, junto com ela, o desânimo só cresce.

O que desencadeia a procrastinação no trabalho?

A procrastinação no trabalho costuma estar relacionada à execução de tarefas que você considera chata e/ou repetitiva ou é muito importante e te desperta insegurança. Para não precisar lidar com essas atividades, você adia a execução ao máximo.

Procrastinar é um comportamento natural do ser humano, mas em excesso pode ser extremamente prejudicial à vida profissional.

Além do nosso corpo reagir aos sentimentos que listamos acima e nos fazer procrastinar, também há comportamentos que favorecem esse mau hábito:

  • Acreditar que a execução depende do seu estado de espírito – e pode ser que você nunca esteja bem o suficiente para executar a atividade;
  • Superestimar sua motivação em relação à tarefa;
  • Ter certeza que o tempo estipulado para realizar determinada atividade é suficiente – quando, na verdade, é muito pequeno.

A maioria das recompensas que conquistamos ao longo de nossa carreira é consequência de nosso esforço, ou seja, depende de nós. Para cessar a procrastinação no trabalho não é diferente, você precisa dar o primeiro passo: Estabeleça tempo suficiente para realização das atividades e simplesmente faça, não espere bom humor ou boa vontade.

Como eliminar a procrastinação no trabalho?

Dentro da sua realidade, tente aplicar as seguintes táticas para eliminar a procrastinação no trabalho:

1. Pare de pensar que é chato ou difícil, simplesmente faça. Quanto mais obstáculos mentais você criar, mais complicado será.

2. Estabeleça data e horário suficientes para cumprir a tarefa e faça o possível para seguir o cronograma. Coloque como prioridade e deixe para depois o que for importante e não-prioridade. Dividir as tarefas em blocos também pode te ajudar, por exemplo: defina quais atividades devem ser realizadas na parte da manhã e na parte da tarde. E conforme cumpri-las, risque de sua lista.

3. Quando determinado trabalho for muito complexo, subdivida-o em pequenas etapas e faça uma de cada vez. Ao fim do projeto você irá se surpreender ao com sua eficiência e facilidade de execução.

4. Concentre-se em sua recompensa a longo prazo: férias sem preocupação, realização de um bom trabalho, possível promoção, reconhecimento e assim por diante. O esforço deve ser imediato para você colher bons frutos no futuro.

5. Desligue-se das distrações que estão a sua volta: e-mail, WhatsApp, Skype, redes sociais. A cada notificação a curiosidade fica mais aguçada, não é verdade? Silencie o telefone e o tire do seu campo de visão. Quando terminar a atividade na qual está focada, você checa e – se necessário – retorna o contato. Lembre-se: quando é urgente, a pessoa liga (não manda mensagem).

6. Busque execução, não perfeccionismo. Mais vale um trabalho bem feito entregue do que um trabalho atrasado perfeito.

7. Converse com um amigo e peça a ele para “supervisionar” suas ativididades. Não precisa ser algo formal, tampouco alguém que trabalhe com você. Será apenas para ele receber atualizações de seus progressos e dar um feedback sobre o que está achando. Acredite, só pelo fato de alguém próximo perceber que o trabalho está atrasado ou sendo feito de qualquer jeito, você irá se dedicar ao máximo para não passar má impressão sobre você.

8. Permita-se ter recompensas para as atividades concretizadas. Tomar um café, jantar com seus amigos… Você é quem escolhe!

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Crédito: Tero Vesalainen / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

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