5 dicas de como desenvolver autoconfiança e autoestima | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

5 dicas de como desenvolver autoconfiança e autoestima

5 dicas de como desenvolver autoconfiança e autoestima

Para muitos é importante aumentar a própria autoestima e desenvolver autoconfiança com o objetivo de avançar em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Entretanto, a crença da maioria de que isso trará sucesso instantâneo não se sustenta. Nesse post vamos entender o porquê e oferecer dicas para quem deseja evoluir nessa área fundamental.

Embora seja verdade que uma autoestima elevada ajuda na construção da vida com a qual sonhamos, a maioria das pessoas pensa de maneira errada sobre o que é autoestima. A autoestima não é algo passível de ser aumentado ou diminuído, embora esse discurso seja usual. A autoestima é um processo permanente de afeiçoar-se a si mesmo.

Em outras palavras, esse processo de manutenção da autoestima sempre começa com a certeza de que somos valiosos e, portanto, devemos nos tratar como tal.

 

Autoconfiança e autoestima: um guia prático

Abaixo, enumeramos cinco dicas importantes para que você possa refletir sobre essas duas palavras tão importantes e consiga se mobilizar em torno de suas próprias necessidades. Confira:

  • Acredite em você: a primeira iniciativa que devemos tomar para cultivar uma autoestima elevada é acreditar em si mesmo. É sua responsabilidade assumir o controle seu conceito de você e suas crenças, inclusive a crença no seu valor, talento e potencial.
  • Conheça seus pontos fortes: olhe para o passado e observe iniciativas que terminaram em sucesso. Quanto mais você analisa e valoriza as vitórias que obteve, mais confiante estará para assumir novos riscos e realizar com sucesso outros projetos. Uma maneira simples de empregar esse método é listar seus grandes sucessos. Reparta sua vida em épocas distintas, do seu nascimento até hoje. Enumere suas maiores vitórias em cada período de 10 anos e anote as maiores. Depois, pense sobre outros sucessos menores relacionados e em como isso mudou sua vida.
  • Registre suas vitórias: anote seus sucessos todos os dias. Isso os manterá em sua memória de longo prazo, aumentando sua autoestima e sua autoconfiança. Sempre que precisar de um impulso de autoconfiança, releia o que você escreveu. Manter esse inventário te ajudará a se concentrar nas tarefas que ainda precisa realizar.
  • Tenha símbolos: o que você vê no seu ambiente tem um impacto psicológico no seu humor, atitudes e comportamento. Mantenha prêmios, fotos e outros objetos que lembram seus sucessos. Crie um lugar especial em sua casa, seja um corredor, prateleira ou armário para expor seus troféus. Isso vai te ajudar a enxergar que suas vitórias são consistentes.
  • Sua palavra é tudo: uma das maneiras mais comuns de sabotagem da própria autoestima é não manter a palavra. Todo acordo que fazemos é um acordo também consigo mesmo, até os que firmamos com outras pessoas. Seu cérebro registra acordos como compromissos. Se você não cumprir o combinado, aprenderá a não confiar em si mesmo. Você perderá integridade e a crença na sua capacidade de produzir resultados.

 

Em resumo, para entender a importância de se estimar, imagine que você estava jogando pôquer contra uma pessoa. Se ela tem muito mais fichas que você, quem jogará de forma conservadora? A resposta é óbvia, já que as apostas custarão mais caro para você.

Sua autoestima é como uma pilha de fichas. Quanto mais alta, mais disposto e capaz você será para assumir riscos, o que pode te levar a um sucesso maior. Esse é o chamado “cacife”, na gíria popular.

 

Arita Treinamentos

Se você quer assumir o controle, mas precisa de ajuda, podemos te ajudar. A Arita Treinamentos tem o objetivo de proporcionar a oportunidade de você descobrir e utilizar seu potencial e suas habilidades para crescer de maneira pessoal e profissional. Nossa história é resultado de quase 30 anos de auxílio e trabalho com milhares de pessoas. A partir de vivências, queremos oferecer a descoberta das suas qualidades, limitações e essência. Clique aqui, entre em contato e descubra uma nova perspectiva para sua vida!

 

Imagem: nd3000 | iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Mindfulness no dia a dia
LER MAIS

Mindfulness no dia a dia

Em um mundo onde a agitação e o estresse parecem inevitáveis, a prática de mindfulness surge como um refúgio...

Pular para a barra de ferramentas