Conheça os 5 diferentes tipos de ansiedade e suas características | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Conheça os 5 diferentes tipos de ansiedade e suas características

Conheça os 5 diferentes tipos de ansiedade e suas características

Conheça os 5 diferentes tipos de ansiedade e suas características

Você sabia que existem diversos tipos de ansiedade? Cada uma apresenta suas particularidades, mas podemos dizer que a ansiedade é um dos sentimentos mais úteis para a nossa sobrevivência. Quando nos sentimos pressionados ou ameaçados, a ansiedade emite sinais de alerta que nos ajudam a traçar estratégias para enfrentar as situações que surgem. No entanto, quando alguns dos sintomas passam a prejudicar a nossa interação com o meio em que vivemos e com as pessoas que nos relacionamos, é sinal de que precisamos buscar ajuda.

Principais tipos de ansiedade

Já falamos por aqui sobre alguns dos problemas mais comuns relacionados ao excesso/acúmulo de responsabilidades e atividades ao longo dos anos nas áreas pessoas e profissionais. Junto ao estresse, estafa e depressão podemos somar os Transtornos de Ansiedade. Estes transtornos nada mais são do que casos em que a ansiedade se manifesta de forma mais agressiva, através de batimento cardíaco acelerado, de dificuldade para respirar, de suor excessivo e de tontura. Sendo assim, nós podemos citar como os cinco principais tipos de ansiedade:

  • Fobias

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (MSM-IV), ela é associada ao medo exacerbado e persistente de situações e objetos específicos e quando a pessoa se vê obrigada a encarar os causadores de sua aflição, reage de forma extrema – por exemplo, pode ter um ataque de pânico. A pessoa sabe que se trata de um medo irracional, mas não tem controle sobre os seus sentimentos quando a situação se apresenta.

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

Representada pela ansiedade e preocupação excessivas, a ansiedade generalizada não está relacionada somente à situações sociais. É comum que o indivíduo se sinta ameaçado por doenças e acidentes hipotéticas.

  • Transtorno de Estresse Pós-traumático

Este tipo de ansiedade é desencadeado a partir da vivência, testemunha ou ameaça de eventos que envolveram algum tipo de trauma, seja físico ou emocional – como morte, ferimento grave, ameaça à integridade física ou de alguém que ama, e assim por diante. A situação costuma ser revivida através de imagens, pensamentos e sonhos.

  • Transtorno do Pânico

Sensação de medo descontrolado e desconfortos físicos e emocionais são as principais características desse tipo de ansiedade. Uma curiosidade relacionada ao Transtorno do Pânico é que algumas pessoas recorrem aos pronto atendimentos com medo de estar infartando.

É comum que a pessoa também apresente os seguintes sintomas:

  1. Anestesia ou sensações de formigamento;
  2. Calafrios ou ondas de calor;
  3. Constante medo de morrer;
  4. Desrealização ou despersonalização;
  5. Dor ou desconforto torácico;
  6. Medo de perder o controle de sua vida ou de enlouquecer;
  7. Náuseas ou desconforto abdominal;
  8. Palpitações ou taquicardia;
  9. Sensação de falta de ar ou sufocamento;
  10. Suor excessivo;
  11. Tontura, vertigem ou sensação de desmaio;
  12. Tremores ou abalos.
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

Este tipo de ansiedade é caracterizado pela obsessão e/ou compulsão de impulsos, pensamentos e imagens recorrentes que quando não são realizadas geram sofrimento.

Este transtorno, está relacionado a comportamentos repetitivos que o indivíduo sente a necessidade de realizar, como checar várias vezes se a porta está trancada, lavar as mãos uma certa quantidade, deixar os talheres alinhados na mesa, repetir palavras mentalmente, e assim por diante.

O excesso de ansiedade também pode ser desencadeado por desregulação hormonal, excesso de estímulos cerebrais e outros fatores. Nestes casos, os tipos de ansiedade devem ser tratados por meio de medicamentos. Se este conteúdo disparou um alerta em você, procure um médico e apresente sua desconfiança a ele.

Fora do âmbito medicamentoso, nós atuamos com o fortalecimento emocional. Mostramos a você quais são as ferramentas existentes à sua disposição para enfrentar quaisquer sentimentos que tenham trazido prejuízo a sua vida. Você pode mudar o rumo da sua vida e nós acreditamos nisso!

Você também pode gostar de ler:

Crédito: KatarzynaBialasiewicz / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS