Gatilhos da procrastinação. Veja como driblá-los

Gatilhos da procrastinação: 10 dicas de como driblá-los

Gatilhos da procrastinação: 10 dicas de como driblá-los

Uma vida menos produtiva é uma vida mais atrapalhada e com diversas barreiras que impedem o crescimento pessoal e profissional. É preciso combater a procrastinação

Aqui mesmo no blog da Arita Treinamentos você já conferiu alguns conteúdos exclusivos sobre este tema, como dicas para eliminar a procrastinação no trabalho e muitos outros. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e apresentamos algumas dicas para driblar os principais gatilhos da procrastinação para alcançar uma rotina pessoal e profissional mais produtividade e satisfatória. Ficou interessado (a)? Continue a leitura e aproveite o campo de comentário para também enviar sua dica para os nossos leitores. Sua opinião é sempre bem-vinda!

10 dicas para driblar os gatilhos da procrastinação

  1. Tenha um objetivo: uma ótima estratégia para driblar a procrastinação é estabelecer objetivos para tarefas. Por exemplo: se você conseguir entregar todos os relatórios até o final da semana, poderá curtir o sábado e o domingo com mais tranquilidade, sem se preocupar com o trabalho. Este é o objetivo.
  2. Resolva imediatamente as emergências: tire da frente, da fila de tarefas, as que são mais emergenciais e que precisam ser entregues imediatamente. Isso tornará o resto do dia mais tranquilo e produtivo.
  3. Resolva as tarefas mais fáceis: o que for de fácil resolução, não deve ocupar muito tempo. E a maioria das tarefas são assim, fáceis de resolver dentro da sua área de atuação. Não deixe acumular o que é simples, pois pode se tornar complicado.
  4. Divida em pequenas metas: quando algo é muito complexo para resolver de uma vez, vá por partes, por pequenas metas. Aos poucos você enxergará o problema de uma forma mais ampla e encontrará caminhos para solucionar tudo.
  5. Tenha responsabilidade: você é responsável pelas tarefas que lhe são direcionadas. É preciso abraçar a responsabilidade e não reclamar sempre que chegar uma demanda urgente.
  6. O desconforto é normal: é preciso se acostumar com a situação, afinal o mercado exige a entrega de resultados e todos os profissionais na ativa devem se preparar.
  7. Entenda que existe a procrastinação: para combater a procrastinação, é preciso ter consciência de sua existência e dos problemas que ela provoca. Ao compreender a situação, certamente você pensará duas vezes antes de iniciar alguma atividade que atrapalhe a produtividade.
  8. Faça listas: está é uma ótima maneira para definir prioridades e ter entendimento claro e preciso de tudo que precisa fazer ao longo do dia ou da semana. Tenha o hábito de fazer listas diárias.
  9. Cuidado com as distrações: vivemos em um mundo conectado, de redes sociais e muita informação circulando. Tenha cuidado com tudo isso! A mínima distração com um post divertido ou um vídeo pode atrapalhar sua rotina.
  10. Mude o ambiente: se o ambiente de trabalho não ajuda, fale com seu chefe para mudar de lugar. O ambiente ideal, todavia, é diferente de pessoa para pessoa e é preciso encontrar o local certo para você trabalhar com concentração.

Inteligência emocional contra a procrastinação

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a mente para driblar os gatilhos de procrastinação que insistem e tonar a sua rotina pessoal e profissional menos produtiva. Esta é uma metodologia comprovadamente eficaz e que busca encontrar caminhos para uma vida mais equilibrada e feliz em vários aspectos, como para alcançar um determinado padrão de produtividade no dia a dia.

E você sabe que pode confiar na Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de know-how no mercado. Uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que buscam a atualização necessária para que você tenha sempre um atendimento de primeira linha, dentro do que há de mais moderno neste universo. Então, não perca mais tempo: fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS