Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso | Arita - Treinamento de Inteligência emocional Falta de confiança no trabalho: veja dicas para combatê-la

Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso

Falta de confiança no trabalho: a importância de combatê-la e 3 formas de como fazer isso

Trabalhar com mais confiança no dia a dia é o ponto principal para ter uma vida mais equilibrada e feliz, assim como para gerar mais resultados e crescer na carreira

Em toda atividade profissional é fundamental ter confiança no que está fazendo. A pessoa com mais confiança acredita mais em seu potencial e entrega resultados mais satisfatórios, isso porque o dia a dia é encarado com mais disposição e isso leva ao aumento de produtividade. Porém, ocorre o inverso em casos de falta de confiança no trabalho. A pessoa desmotivada e que não acredita que é possível realizar tarefas, produz e entrega bem menos. A boa notícia é que possível combater esta falta de confiança com algumas dicas que você acompanha aqui, no blog da Arita Treinamentos.

3 dicas para combater a falta de confiança no trabalho

1 – Qualidades

Identifique e potencialize suas qualidades como profissional e também como pessoa, no convívio com seus colegas de trabalho. Ao fazer e exercitar isso diariamente, você passará a enxergar o copo “meio cheio” e isso contribui para a confiança.

2 – Aperfeiçoamento

Não deixe, nunca de se aperfeiçoar como profissional. Busque melhorar sempre, faça cursos, participe de eventos de troca de conhecimento. Estimule isso e você se tornará um profissional mais confiante, pois saberá que está em um nível profissional adequado às exigências do mercado.

3 –  Converse

Tenha um bom diálogo com seus colegas de trabalho, principalmente em relação às demandas e exigências do dia a dia. Entenda quais são as falhas que precisam ser corrigidas, exponha seu ponto de vista. Uma boa conversa pode diminuir a falta de confiança no trabalho porque todos da equipe estarão falando a mesma língua, sem espaço para intrigas e eventuais ruídos de comunicação.

Sinais da falta de confiança no trabalho

  • Busca por reconhecimento de outras pessoas.
  • Demonstração exagerada de segurança, principalmente ao exibir conquistas de forma exacerbada.
  • Dificuldade de opinar sobre assuntos relevantes.
  • Não consegue ouvir / aceitar críticas.
  • Dificuldade para dizer “não”.
  • Tendência constante à procrastinação.
  • Não reconhecimento do próprio potencial.
  • Medo de tentar algo novo;
  • Necessidade de evidenciar superioridade.
  • Perfeccionismo.
  • Reclamação.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

A inteligência emocional é uma metodologia que busca entender as reais causas de um problema de ordem emocional e, partir disso, trilhar caminhos rumo a uma vida mais equilibrada e feliz. No caso de um quadro de falta de confiança no trabalho, não é diferente. São propostos treinamentos de inteligência emocional para estimular a confiança da pessoa no ambiente de trabalho.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa de renome com experiência no assunto. Por aqui, você conta com o atendimento de profissionais que realmente entendem do assunto. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Mindfulness no dia a dia
LER MAIS

Mindfulness no dia a dia

Em um mundo onde a agitação e o estresse parecem inevitáveis, a prática de mindfulness surge como um refúgio...

Pular para a barra de ferramentas