Crise de ansiedade: o que fazer quando ela acontece? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Crise de ansiedade: o que fazer quando ela acontece?

Crise de ansiedade: o que fazer quando ela acontece?

As crises de ansiedade são momentos onde a ansiedade se torna muito mais intensa e pode até mesmo se manifestar fisicamente de maneira agressiva. Os principais sintomas de uma crise de ansiedade são a respiração irregular, taquicardia, tremores no corpo e medo irracional.

Embora sejam mais comuns em pessoas com algum quadro de ansiedade ou síndrome do pânico, esse tipo de situação pode acontecer com qualquer pessoa, desencadeado por algum evento traumático.

A ansiedade é uma reação natural do corpo, seja por experimentar coisas novas ou lidar com alguma situação estressante, e é um mecanismo de defesa do corpo frente a situações que podem representar algum perigo.

Contudo, quando uma pessoa possui algum quadro de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico, a ansiedade ultrapassa os limites “saudáveis”, tornando medos cada vez mais constantes e irreais e dificultando a vida destas pessoas.

O que fazer durante uma crise de ansiedade?

– Crie uma distração dos sintomas

Quando uma crise de ansiedade começa, ela é gradativa e piora conforme as preocupações de que a crise está acontecendo intensificam ainda mais os sintomas e desencadeiam outros.

Quanto mais cedo a atenção for desviada dos sintomas, através de distrações, mais fácil será lidar com a crise de ansiedade.

– Exercícios de respiração

As crises deixam a respiração irregular, portanto, é fundamental tentar diminuir o ritmo da respiração para que a crise fique sob controle. Como já discutido, o desespero da crise intensifica ainda mais seus sintomas, então é importante manter sua respiração sob controle.

Inspirar pelo nariz e expirar pela boca, enquanto pressiona a mão sobre a barriga é uma forma de estabilizar o fluxo de ar.

– Não deixe o corpo ficar tenso

Durante as crises, os músculos se contraem, o que pode aumentar o desconforto e a dor que já acompanha a crise. Relaxar em um momento como esse parece difícil, mas apenas a tentativa já irá ajudar na situação. Procure os pontos de tensão mais frequentes durante ondas de estresse, como a região do pescoço e cabeça, assim como o maxilar, a boca e os ombros.

– Meditação e imaginação guiada

A melhor forma de combater a crise de ansiedade é através da distração. O que desencadeia uma crise são circunstâncias e quando você está distraído, fica mais fácil apaziguar os sintomas. Tanto física quanto emocionalmente você pode encontrar formas de se distrair, seja através de meditação guiada, usando a imaginação para pensar em cenários que se distanciam da situação atual.

A ansiedade pode atrapalhar muito a vida das pessoas e faz parte, inclusive, dos diversos sintomas associados à depressão. Assista nosso webinário gratuito e aprenda mais sobre os sintomas invisíveis desta doença tão séria.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas