Pensamentos negativos na quarentena. Veja como driblá-los.

Como a inteligência emocional me ajuda a ressignificar a dor de perder um ente querido?

Como a inteligência emocional me ajuda a ressignificar a dor de perder um ente querido?

Perder um ente querido é um dos momentos mais devastadores que uma pessoa pode vivenciar em sua jornada. Porém, é possível ressignificar a dor

Cada pessoa lida de uma maneira com o luto após perder um ente querido, afinal nossas relações são singulares com as pessoas que amamos, como familiares e amigos. Aqui mesmo no blog você já conferiu um conteúdo exclusivo nesta linha, sobre como superar a perda do pai na infância e ressignificar a experiência durante a vida. Hoje, vamos conferir como a inteligência emocional pode ajudar neste processo. Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para deixar a sua opinião sobre o tema.

Dicas para ressignificar a dor após perder uma pessoa querida

  • Apoio mútuo: uma boa estratégia para ressignificar a dor de perder um ente querido é procurar e encontrar apoio em pessoas que também estão passando pelo mesmo momento, como filhos que perderam os pais, netos que perderam os avós, etc. O apoio mútuo é fundamental para que as pessoas possam enfrentar os obstáculos do caminho, afinal duas pessoas são mais fortes que uma somente.
  • Estabeleça marcas: o processo de luto, de compreender a morte de um ente querido, é complicado e muito particular de pessoa para pessoa. Nesta jornada, é indicado que você estabeleça marcas para acompanhar a própria evolução. Por exemplo, se você permanecia 5 dias por semana em total sofrimento, e depois de um tempo, passa a viver 3 dias por semana desta maneira, já é uma evolução significativa.
  • Desabafar é importante: está é uma dica valiosa e que traz resultados quase que imediatamente. Você precisa desabafar sobre o que está sentindo. Não pode guardar para si todas as angústias e tristezas, é preciso tirar tudo isso de dentro da sua mente. Ao desabafar você “limpa a casa” e inicia o processo de compreensão com mais facilidade. Também pode aproximar pessoas e ser o ponto inicial da ajuda de terceiros.

Inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe que a inteligência emocional é uma metodologia que busca identificar as causas de um problema emocional para, posteriormente, encontrar um caminho rumo à felicidade e equilíbrio.

No caso de ressignificar a dor de perder um ente querido, através de treinamentos de inteligência emocional, é possível identificar os gatilhos emocionais mais presentes no momento. Com isso, exercícios são aplicados para que a pessoa compreenda o momento e consiga trilhar um caminho de saída dentro de seus objetivos. Habilidades são potencializadas para que tudo ocorra com naturalidade, no ritmo de cada pessoa, respeitando suas características particulares.

E tem outra boa notícia. A Arita é uma empresa especializada no assunto! São mais de 30 anos de know-how na área e uma equipe formada por profissionais experientes e 100% atualizados com as melhores técnicas da área. Em outras palavras, você sabe que pode confiar! Descubra como tudo funciona na prática: fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS