Carga emocional. Veja como lidar com ela

Carga emocional: 5 formas de evitar o acúmulo de estresse

Carga emocional: 5 formas de evitar o acúmulo de estresse

Todos nós podemos sofrer com uma carga emocional acima da média e que pode atrapalhar nossa vida pessoal e profissional. É preciso aprender a lidar com isso

O primeiro passo para lidar com uma carga emocional que atrapalha sua rotina pessoal e profissional é identificar seus sinais e aprender as melhores formas para lidar com o problema de uma maneira equilibrada. Com isso, o acúmulo de estresse pode diminuir gradativamente e isso contribui diretamente para a melhora da saúde do corpo e de alma. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje!

5 formas para lidar com a carga emocional

1 – Não tenha pena de si mesmo

A tão falada autopiedade é um problema quando pensamos na carga emocional do dia a dia, isso porque é uma autoavaliação errônea, deturpada que nós fazemos nós mesmos, principalmente em relação às nossas capacidades e habilidades. Uma avaliação que nos afasta da realização e que nos coloca em uma situação de vítima em relação ao mundo externo.

O grande problema é a falsa ilusão criada que somos incapazes de evoluir. E o primeiro passo para lidar com isso é aceitar que a autopiedade existe e que é preciso combate-la. Somente assim será possível assumir o controle dos seus pensamentos.

2 – Reconsidere, às vezes, sua voz interior

Todos nós temos aquela voz interior que fala quando conversamos com nós mesmos. Porém, em determinadas situações, esta voz pode ser cruel e isso desencadear uma forte carga emocional. Ela pode afirmar que você não é capaz de superar um obstáculo e que não alcançará seus sonhos. A autocrítica exacerbada é um problema porque pode tornar os dias mais estressantes e é preciso, para combater isso, alimentar uma voz interior mais tranquila e otimista.

Uma boa maneira para treinar isso é pensar exatamente o oposto do que sua voz interior diz e verificar se esta nova linha de pensamento representa um caminho mais feliz e equilibrado para sua vida.

3 – Evite pensamentos intrusivos

São pensamentos que não vão ao encontro do que você realmente é como pessoa, que não estão alinhados com seus valores morais, mas que podem surgir de vez em quando. Pensamentos, em alguns casos, com cargas emocionais negativas, pessimistas e agressivas, que podem desencadear o estresse. Para lidar com isso é preciso olhar para tais pensamentos intrusivos como nuvens passageiras, algo que está presente em um determinado momento, mas que vai passar em breve.

4 – Sem ressentimentos

Na busca por uma vida mais leve, feliz e equilibrada, um passo importante é deixar os ressentimentos da sua história na história. Analisando friamente, os ressentimentos somente agregam aspectos negativos e que atrapalham a sua vida, que impendem que você dê um passo adiante rumo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. A dica de ouro para isso é não focar sua atenção quando um ressentimento surgir na mente, quando uma memória negativa do passado insistir em tomar o seu dia. Concentre-se em algo totalmente oposto, saia desse universo imediatamente.

5 – Um tempo para você

Quando você se sentir triste e abatido, ou mesmo estressado e muito nervoso com alguma situação, pare tudo e reserve algumas horas do dia somente para você, para fazer o que gosta. Todos nós precisamos de um tempo para descansar o corpo e a mente e só você sabe o que realmente pode te relaxar, como assistir um filme na TV, ler um livro, caminhar no parque, jogar videogame e vários outros exemplos. Neste tempo, olhe para seu interior e veja como suas emoções, decepções, desejos e frustrações estão conversando no seu interior. Este é o caminho que leva à reflexão e novos insights sobre sua jornada como pessoa e profissional.

Inteligência emocional

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível observar as causas que provocam a carga emocional e o estresse do dia a dia. Com isso, é possível colocar em prática alguns exercícios mentais para derrubar as barreiras que estejam impedindo uma vida mais feliz e equilibrada. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é especializada no assunto: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS