7 dicas para ter um relacionamento duradouro

Como ter um relacionamento duradouro? X dicas para tornar a relação saudável e madura!

Como ter um relacionamento duradouro? X dicas para tornar a relação saudável e madura!

Mesmo com as particularidades de cada casal, algumas dicas em comum podem fazer a diferença para que o relacionamento dure por muitos anos

Todo mundo busca um grande amor e ter um relacionamento duradouro e feliz, não é mesmo? Porém, quando duas pessoas resolvem morar juntas e trilhar o mesmo caminho por muitos e muitos anos, é preciso colocar em prática algumas habilidades para cultivar uma relação saudável, sem desconfiança e com muito futuro pela frente. Este é o assunto no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Continue a leitura!

Confira 7 dicas para ter um relacionamento duradouro

  1. Confiança: não tem segredo! Esta é a primeira e mais clara dica para quem deseja ter um relacionamento duradouro. É preciso confiar na pessoa que está ao seu lado. Relacionamentos que vivem com desconfiança diária não vão a lugar algum e têm data de vencimento próxima.
  2. Compartilhe os mesmos valores: o casal deve compartilhar da mesma visão em relação a diversos pontos, principalmente em relação aos mais sensíveis. Por exemplo, se uma pessoa é ciumenta demais e a outra não é, dificilmente haverá bons dias no relacionamento, não é mesmo? A mesma linha de pensamento deve ser compartilhada nas finanças, educação dos filhos e outros pontos relevantes.
  3. Mantenha a paixão em alta: é preciso manter a chama viva durante o relacionamento. As demonstrações de amor e carinho, de ambas as partes, não podem acabar somente porque o relacionamento já tem muitos anos. É preciso cultivar o amor e evitar que a relação se torne entediante, parada, sem graça. E isso não quer dizer que o casal deve copiar o que outros fazem, como viajar ou comprar coisas caras. A simplicidade que garante felicidade mútua pode ser a resposta.
  4. Pequenas coisas fazem muita diferença: um bom dia todos os dias, um “eu te amo” inesperado e outras pequenas coisas fazem diferença para manter o relacionamento saudável com o passar dos anos.
  5. Vida social é importante: a vida do casal não é somente sala, cozinha e quarto. É preciso sair, conhecer novos restaurantes, viajar pelo Brasil e exterior, encontrar os amigos e a família. Viver momentos agradáveis fora de casa também é uma ótima dica para quem quer viver um relacionamento duradouro.
  6. Converse mais: muitos namoros e até mesmo casamentos chegam ao fim por causa da falta de diálogo. As pessoas precisam conversar mais, ouvir mais o(a) parceiro(a) no dia a dia e mesmo quando o assunto não é tão grave. Mesmo um bate-papo sobre o dia no trabalho e a família do(a) parceiro(a) pode fazer muito bem para a saúde do casal.
  7. Valorize mais: não custa nada reconhecer as conquistas do(a) parceiro(a), por “menor” que sejam. Faz bem para autoestima, faz bem para o clima da casa, faz bem para o relacionamento.

Já ouviu falar em inteligência emocional?

É uma metodologia que estuda as emoções e busca saídas para superar barreiras emocionais que impedem a felicidade. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível estimular habilidades sociais que contribuem para a saúde do casal, como para superação de traumas passados. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com a Arita Treinamentos, uma empresa especializada no assunto e com mais de 30 anos de know-how na área. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS