Veja 7 dicas de como lidar com pessoas fechadas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Veja 7 dicas de como lidar com pessoas fechadas

Veja 7 dicas de como lidar com pessoas fechadas

Veja 7 dicas de como lidar com pessoas fechadas

Você tem aquele amigo que tem dificuldade de se expressar ou de contar algo pessoal da sua vida e não sabe como se comunicar melhor com ele? Existem pessoas tão fechadas que fazem questão de colocar barreiras em determinados assuntos. São capazes de conversar sobre várias coisas, porém quando o assunto é pessoal elas se demonstram inacessíveis. Então, como lidar com pessoas fechadas?

Se você conhece alguém assim ou se identificou com essas características é bem provável que você possa ser o que chamamos de pessoa emocionalmente distante.

A pessoa emocionalmente distante, além de manter certa distância também pode demonstrar-se insensível diante de assuntos que envolva as emoções dos outros. No momento pode exprimir uma falta de empatia e frieza, mas se configura como um problema quando fica claro quando essa pessoa cria barreiras para que as demais não se aproximem, por mais que tentem.

Além de impedir a aproximação dos colegas, pessoas assim não conseguem se manter em intimidade emocional com o outro. E então, barreiras como o isolamento, a crítica excessiva e até a falta de compaixão são usados como escudos sociais, tudo para não permitir que ninguém tenha contato com o seu emocional.

Um dos motivos que levam uma pessoa a ser emocionalmente distante são problemas de vínculos afetivos na primeira infância: uma relação familiar conturbada pode determinar o emocional de um indivíduo na fase adulta. Traumas também podem desencadear reações inconscientes de fuga ou proteção. Independentemente dos motivos é importante tentar ajudar a pessoa a superar essa barreira emocional e poder contar com os colegas.

Atenção: 7 dicas de como lidar com pessoas fechadas

Uma pessoa fechada é, na verdade, uma pessoa que está precisando de ajuda. O fato de não saber lidar com uma emoção já nos deixa em alerta de que um sofrimento deve estar instalado. A seguir confira as dicas que separamos para você aprender a lidar com uma pessoa fechada:

  1. Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.
  2. Respeite os limites: avalie a situação e veja se entrar em um determinado assunto pode estar causando grande sofrimento para a pessoa. Tente encontrar uma área que ela se sinta um pouco mais confortável, o que vai facilitar a interação.
  3. Aceite as limitações: aceite que nem sempre você terá sucesso nas incursões no mundo emocional da pessoa. E o que pode parecer moroso para você pode estar sendo um grande avanço para a pessoa que está tentando se desbloquear. Confie no processo e aceite as limitações do seu colega.
  4. Mostre outra versão: tente acessar tal indivíduo  através de outra maneira sem que seja conversar diretamente sobre suas emoções. Outros aspectos podem ficar mais claros e ajudar nesse processo de conhecimento;
  5. Sugira ajuda especializada: como escudo social, as pessoas criam bloqueios para não acessar certos sentimentos ligados a algum trauma ou decepção do passado. Diante disso, é interessante mostrar para a pessoa que a ajuda especializada de médicos e terapeutas podem tirá-la do sofrimento.
  6. Respeite a fase: nem sempre um bloqueio emocional dura para sempre. Pode ser que seja apenas uma fase que a pessoa está passando. Também, em determinados momentos da vida, esse bloqueio pode vir em menor ou maior intensidade. Mas lembre-se que é normal se sentir inseguro em determinados momentos da vida;
  7. Incentive o autoconhecimento: uma das ferramentas disponíveis e de grande valia são os treinamentos de inteligência emocional. A Arita tem cursos na área de habilidades emocionais voltada para pessoas que querem ter uma vida mais plena. Sugira um treinamento de autoconhecimento. Acesse o site e veja as opções.

Crédito: Milkos / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

ARTIGOS RELACIONADOS