Veja 5 dicas de como controlar o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Veja 5 dicas de como controlar o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

Veja 5 dicas de como controlar o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

Veja 5 dicas de como controlar o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

Você pode ser experiente no mercado de trabalho ou estar nos primeiros anos da carreira profissional. Uma coisa não muda nunca: o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego. É algo natural, afinal é um momento decisivo e que impactará diretamente em praticamente todos os aspectos da vida. Porém, mesmo sabendo disso, é possível aplicar algumas técnicas para lidar melhor com a frustração de uma possível negativa e também para tentar se posicionar de uma forma mais coerente com o momento, focando no sucesso da entrevista.

No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere dicas para como lidar com a situação de uma forma natural e prática. Em outras palavras, dicas que você pode colocar em ação com facilidade e obter bons resultados em todas as entrevistas de emprego ao longo da vida. Confira na sequência!

Como controlar o nervosismo e a ansiedade? Confira dicas!

1 – Preparação: a primeira dica para lidar com o nervosismo e a ansiedade em uma entrevista de emprego é se preparar adequadamente. Não tem segredo: a preparação tira de campo praticamente todos os medos e inseguranças que insistem em atrapalhar momentos decisivos. Uma boa dica para tal é “treinar a entrevista” com amigos e familiares. Faça o teste o quanto antes. Converse sobre suas experiências profissionais, competências e habilidades.

2 – Não se atrase: um dos fatores mais importantes de qualquer entrevista de emprego é a pontualidade. As empresas (com toda a razão) valorizam candidatos que chegam à entrevista no horário combinado. Isso demonstra interesse real na vaga, comprometimento. Portanto, não dê chances ao azar e programe sua saída de casa e todo o trajeto até o local combinado. Veja condições do trânsito, itinerário do ônibus, estações de metrô e trem, etc. Procure chegar com antecedência de 15 a 20 minutos, não mais que isso.

3 – O “não” pode acontecer. Então, relaxe: outra maneira de lidar com o nervosismo e a ansiedade é compreender que você pode não conseguir a vaga. Parece confuso? A gente explica: ao longo da vida a gente ouve mais “nãos” do que “sins”, principalmente quando pensamos no mercado de trabalho. Logo, você precisa manter isso em mente e tentar tirar um pouco da pressão dos próprios ombros. Se tiver que acontecer, se você for a pessoa ideal para tal vaga, o emprego será seu. Em caso de negativa, bola pra frente!

4 – Respiração: pouca gente sabe disso, mas respirar da forma correta é essencial para controlar a ansiedade e o nervosismo, isso porque a respiração calma e adequada tem o poder de oxigenar o cérebro e, com isso, diminuir a adrenalina.

5 – Candidate-se com consciência: existem casos de pessoas que se candidatam a vagas que não são necessariamente adequadas ao seu perfil. Isso pode acontecer por vários motivos, como pelo desespero de conseguir uma posição no mercado de trabalho ou mesmo falta de entendimento da vaga. Com isso, ao perceber que está concorrendo a uma posição não tão confortável em relação às próprias competências, a pessoa tende a ficar nervosa e apreensiva.

A inteligência emocional pode te ajudar!

Alguns casos de nervosismo e ansiedade podem estar relacionados a fatores psicológicos mais profundos, ou seja, não necessariamente relacionados à entrevista de emprego em si. As causas podem ser mais profundas e os treinamentos de inteligência emocional auxiliam na descoberta de suas naturezas e na consequente queda de tais barreiras, promovendo assim melhora na condição da pessoa.

Quer saber como tudo isso funciona na prática? Entre em contato hoje mesmo com a Arita! CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.

Crédito: Tinnakorn Jorruang / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Mindfulness no dia a dia
LER MAIS

Mindfulness no dia a dia

Em um mundo onde a agitação e o estresse parecem inevitáveis, a prática de mindfulness surge como um refúgio...

Pular para a barra de ferramentas