Baixa autoestima com o corpo. Veja como combatê-la!

Baixa autoestima com o corpo: trabalhando a autoimagem e aceitação física

Baixa autoestima com o corpo: trabalhando a autoimagem e aceitação física

Não há corpos idênticos e, por isso, não devem existir padrões de beleza. Combater a baixa autoestima com o corpo passa por tal entendimento

Vivemos, infelizmente, em uma sociedade que estimula estereótipos definidos de beleza masculina e feminina, principalmente em relação ao que é considerado o “corpo ideal”. Devido a este cenário, a baixa autoestima com o corpo é uma realidade na vida de milhões de pessoas em todo o mundo e trabalhar estratégias emocionais para aumentar a autoestima, é uma necessidade para quem busca mais felicidade no dia a dia. No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você irá conferir dicas para trabalhar a autoimagem e promover a aceitação física. Continue a leitura!

Confira dicas para combater a baixa autoestima com o corpo

  • Entenda o seu próprio corpo: é o passo inicial para combater a baixa autoestima com o corpo. É preciso compreender os limites que o seu corpo possui e como dietas mirabolantes, exercícios físicos executados erroneamente, alimentação nociva e outros elementos, impactam no dia a dia.
  • Limite do corpo: a aceitação física passa por entender os limites do próprio corpo. Não é nada saudável (muito pelo contrário) embarcar em dietas mirabolantes apenas para ter a aparência “dos sonhos”. O corpo tem um limite e a saúde pode ser gravemente afetada quando medidas drásticas são tomadas sem o devido acompanhamento médico.
  • Evite comparações: somos seres individuais em relação às características corporais. Não há corpos 100% idênticos dentre os bilhões de pessoas em todo o mundo. Logo, qualquer tipo de comparação é equivocada, pois não há como definir padrões onde não há pontos relevantes de semelhanças. Como seria possível comparar o corpo de duas pessoas sem saber o histórico de ambos, como se alimentam, a rotina que levam, eventuais problemas de saúde e assim por diante?
  • O corpo é um templo: já ouviu falar que a beleza é subjetiva? Então, é verdade! O que é belo para você, muito provavelmente não é tão belo assim ou mesmo pode ser feio para outras pessoas. Sabendo disso, tenha plena consciência emocional que há beleza no que você mesmo(a) considera feio ou incompleto com o seu corpo.
  • Vida mais saudável: não há problema algum em querer emagrecer ou ter as medidas corporais que você tanto sonha. A decisão é sempre sua e deve ser compreendida, afinal são os seus sonhos e desejos. Todavia, é preciso colocar como prioridade a saúde. E em segundo e terceiro lugares, também a saúde! É simples assim: a aceitação física não tem qualquer valor quando não há saúde.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Por ser uma metodologia que busca o autoconhecimento das emoções, a inteligência emocional tem como objetivo encontrar e derrubar as barreiras emocionais que provocam a baixa autoestima com o corpo. Além disso, através de treinamentos de inteligência emocional é possível desenvolver habilidades emocionais que objetivam a aceitação física, tudo de uma forma natural, sem forçar a barra. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas