Saiba quais os principais gatilhos mentais da depressão e como se prevenir contra eles | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Saiba quais os principais gatilhos mentais da depressão e como se prevenir contra eles

Saiba quais os principais gatilhos mentais da depressão e como se prevenir contra eles

É importante ficar atento a fatores externos que podem originar ou potencializar quadros depressivos. São os chamados gatilhos mentais da depressão

Quando pensamos em problemas psicológicos graves, quase sempre nos lembramos o quão difícil é lidar com casos de depressão. A doença pode acometer pessoas de todas as idades, regiões e classes sociais e pode ter como origem alguns fatores externos. Este é o assunto de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Confira na sequência como gatilhos mentais da depressão podem surgir. Aproveite para enviar, no final do texto, o seu comentário com dúvidas sobre o assunto ou mesmo sugestão de novos temas aqui para o portal.

Confira abaixo quais são os gatilhos mentais da depressão

Importante ressaltar que além de causas biológicas, a depressão também pode “começar” a partir de eventos externos de grande impacto na vida da pessoa. Abaixo, listamos alguns gatilhos mentais de depressão comuns a pessoas de todas as partes do mundo. Confira:

  • Eventos muito estressantes: o quadro de depressão pode surgir após a pessoa passar por situações muito complicadas e estressantes, como lidar com acidentes automotivos ou mesmo passar por um término de relacionamento conturbado e desgastante. E isso varia de pessoa para pessoa, assim como também muda a intensidade do problema, já que mesmo um pequeno evento (aos olhos da sociedade) pode ser o suficiente para desencadear a depressão.
  • Solidão: este gatilho emocional é mais relacionado, pela população em geral, à depressão por representar uma fase de isolamento social. Pessoas afastadas da família e amigos, que procura conscientemente ou inconscientemente a solidão, podem desencadear a doença. Há, digamos uma predisposição maior nestes casos.
  • Drogas e álcool: assim como a relação com eventos estressantes, o consumo de drogas e álcool também pode ser o estopim para a depressão e isso também varia de pessoa para pessoa e ainda em relação ao que é consumido, sua quantidade, etc. Um grande problema é que bebidas alcoólicas e drogas, normalmente, são válvulas de escape para problemas maiores. Justamente por isso, existe esta relação.
  • Doenças crônicas: doenças de longa duração ou fatais são potenciais geradoras de depressão. O que acontece é que a pessoa é obrigada a conviver com algo terrível, que impacta diretamente em sua saúde física e mental. Aliada a isso, a falta de perspectiva de futuro (novamente, dependendo do caso) pode desencadear o gatilho mental da depressão.
  • Ferimentos na cabeça: poucas pessoas sabem disso, mas ferimentos graves na cabeça e hipotireoidismo podem levar a desequilíbrios químicos cerebrais, gerando sintomas da depressão.
  • Dar à luz: certamente você já ouviu falar em depressão pós-parto. O que acontece, segundo especialistas da área, é que ocorre uma mescla de condições psicológicas e biológicas que tem como origem as enormes variações hormonais que a mulher passa neste período. A pressão da responsabilidade maternal também é um fator que influencia no quadro. Justamente por isso, um momento tão alegre como o nascimento de um filho pode se tornar um gatilho mental para depressão.

A inteligência emocional pode ajudar?

A Arita Treinamentos é uma empresa especializada em treinamentos de inteligência emocional, uma metodologia inovadora e que pode contribuir diretamente para melhora psicológica de pessoas que sofrem de depressão. Por aqui, você conta com o profissionalismo e discrição de pessoas que realmente entendem do assunto. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e comece hoje a sua caminhada rumo à felicidade.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas