Pressão psicológica para pedir demissão: o que fazer com ela? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pressão psicológica para pedir demissão: o que fazer com ela?

Pressão psicológica para pedir demissão: o que fazer com ela?

Pressão psicológica para pedir demissão: o que fazer com ela?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 75% dos gastos com assistência médica globais são com doenças crônicas. Acredite se quiser, mas entre os maiores causadores desse mal está o estresse. Além do impacto à saúde, o estresse também lidera os motivos para pedidos de exoneração. A pressão é tão intensa que muitas pessoas sofrem pressão psicológica para pedir demissão. E você, sabe ponderar quando vale a pena se afastar porque o emprego traz mais prejuízos do que benefícios?

Sem nos aprofundarmos muito podemos citar como consequências do estresse: obesidade, queda de cabelo, doenças de pele, enxaqueca, baixa imunidade, baixa libido, noites mal dormidas, crises de ansiedade… Na maioria dos casos, a origem do problema está no ambiente de trabalho. Insegurança econômica, má gestão, longas jornadas de trabalho, injustiças, e assim por diante. Fatores somados diariamente acabam por levar à pressão psicológica para pedir demissão.

4 sinais de pressão psicológica para pedir demissão

  1. Reclamações constantes – Independentemente das atividades desempenhadas, nada está bom. As atividades que antes eram prazerosas, agora são difíceis de dar andamento, os processos parecem ser mais demorados e tudo é motivo para você reclamar. Em um ambiente saudável, onde você se alegra pelo trabalho exercido, os aspectos positivos sempre devem superar os negativos.
  2. Cansaço persistente – Chegar a mais um fim de expediente cansado é comum, afinal, basta abrir os olhos para você não parar mais, certo? Agora, se você já acorda cansado, não tem vontade de ir ao trabalho (até avalia algumas possibilidades que justifiquem uma possível ausência), as atividades corriqueiras te esgotam por mais simples que sejam e a concentração passa longe, este é mais um sinal de que você não combina mais com seu atual emprego.
  3. Inimizades – Se relacionar bem com as pessoas da empresa contribui razoavelmente para um ambiente de trabalho saudável. Se lidar com as pessoas a sua volta é mais um trabalho, é algo extremamente difícil de fazer, cuidado! Os ambientes tóxicos também são causadores em potencial de estresse.
  4. Consequências físicas – Se os fatores anteriores parecem abstratos para você, observe aspectos físicos que podem ter surgido recentemente. Resfriados recorrentes em um espaço curto de tempo, queda de cabelo fora do normal, enxaqueca, perda de apetite, ansiedade e noites mal dormidas. Tenha em mente que nenhum emprego vale a sua saúde, afinal, é preciso ter saúde para trabalhar, mas como você dá o melhor de si sem saúde?

O que fazer com a pressão psicológica para pedir demissão?

A situação atual do País não favorece em nada a decisão de pedir demissão, por isso esta escolha depende única e exclusivamente de você. Dá para aguentar diariamente as situações pelas quais tem passado? Você acredita que o seu corpo suportará mais quanto tempo?

Se você sente que falta algo para sustentar esta decisão, um profissional pode te ajudar a avaliar as possibilidades existentes. A técnica que pode te guiar chama-se inteligência emocional nós, da Arita Treinamentos, somos altamente capacitados para mostrar que você pode conquistar tudo o que deseja com clareza e responsabilidade. Entre em contato conosco aqui e deixe-nos te ajudar!

Você também pode gostar de ler:

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas