Pressão é ruim? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pressão é ruim?

Pressão é ruim?
Pressão é ruim? - Arita Treinamento

(Foto: Photoloni/Flickr)

Pressão, seja bem-vinda!

Vivemos em um tempo de urgências. Viver boa pressão e em alto grau de estresse parece ter virado moda, mas num estilo em que a grande maioria das pessoas não se sente muito confortável. A pressão é entendida como uma circunstância negativa e, apesar de fazer parte da vida do ser humano desde a concepção, dificilmente é encarada de forma saudável. O grande problema, na verdade, não é a situação de pressão em si, mas as condições psicológicas pelas quais nos deixamos levar por falta de uma boa administração emocional. Esse é o fator principal que tem levado muitas pessoas a quadros sérios de estresse, cansaço, doenças como depressão, pressão alta, dores na coluna, entre várias outras pertubações na saúde. O que as pessoas desconhecem é que, quando bem canalizada, a pressão torna-se um fator altamente positivo, e cada um de nós tem capacidade para obter dela bons resultados a pressão movimenta, transforma, impulsiona e nos dá a oportunidade de descobrir novas competências e habilidades. O ser humano, por sua essência, é um vitorioso, plenamente capacitado para enfrentar e superar pressões. Porém, a possibilidade de fracasso é grande quando a pessoa não rompe com suas próprias barreiras internas e deixa de viver o momento presente para reviver circunstâncias do passado ou fazer prejulgamentos do que ainda está por vir.

A sua vida hoje é resultado da forma como enfrenta as pressões do cotidiano. A postura mais adequada que cada um deveria ter é a de encarar a realidade como realmente é e assumir a pressão como um fator positivo. Dificilmente descobriríamos novos potenciais se nos mantivéssemos na zona de conforto. Não existe uma varinha de condão que nos transforme em super-heróis, então é razoável aceitar a impossibilidade de estalar os dedos e fazer com que todo o tipo de pressão deixe de existir o que seria péssimo para a humanidade. A conduta mais inteligente é fazer da pressão a sua aliada, para que “juntos” possam descobrir novos horizontes e possibilidades.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas