O que fazer para sair da crise financeira? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

O que fazer para sair da crise financeira?

O Brasil não é um país fácil. Com a política interferindo na economia todo o tempo e vice-versa; a falta de confiança em nossos políticos e representantes; os altos e baixos financeiros que não nos permitem programar nada… Uma confusão total. Para os que não lidam com o mercado financeiro o sentimento é de ignorância, fragilidade e descontrole. Logo esses sentimentos se alojam de tal forma dentro de nós que ficamos estáticos diante de uma dificuldade. O que fazer? Como não errar? Onde aplicar o dinheiro? Como economizar? E a pergunta fatídica e fundamental: em quem confiar? Em primeiro lugar, temos que ter em mente que nós somos responsáveis pelas nossas ações e geralmente nos “enrolamos” porque damos o passo maior que a perna. Isso vale pra tudo na vida, não apenas para momentos de crise financeira. Calma… Não é uma crítica… O que menos a gente precisa quando está perdido é de um puxão de orelha. Mas fato é fato. E é fato que precisamos nos preparar de alguma forma. A regra número um é básica: priorize a quitação de suas dívidas.

Aceite que pelo menos durante um tempo você terá que eliminar o que não é fundamental. Foco no objetivo: parar de pagar dívidas, juros e encargos pesados. Mas é importante não esmorecer! São nos momentos de crise que as empresas criativas crescem, impulsionam o seu negócio. Dinheiro parado não é bom para ninguém. É preciso investir. Ser perspicaz e aproveitar a oportunidade que a crise lhe trouxer, porque ela trará, com certeza trará. Parar não resolve. Protela e talvez piore os problemas.

É preciso treinamento para que sua equipe rompa barreiras, motivação para vencer batalhas, inteligência emocional e conhecimento para sair da crise. Seja um líder para seus funcionários e também para sua família. Ensine seus filhos a lidar com a falta de recursos, peça ajuda à sua companheira ou companheiro para atravessarem o momento difícil. A solução de nossos problemas está na força de nosso pensamento positivo. Na fé que depositamos em nós. Na autoestima que nos alimenta de ideias e soluções criativas.

É fundamental para sair de uma crise financeira não estagnar. É vital o investimento em pessoas e em você mesmo. Ainda que dê vontade de jogar tudo pro alto, mudar de país e de vida, esta é nossa pátria e é rica, sim. Tão rica que mesmo explorada, não esgota seus recursos. Imagine exercendo o seu melhor nesse terreno fértil? Adeus, crise financeira. Bem vinda bonança, ainda que devagar, mas para sempre!

ARTIGOS RELACIONADOS