Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Já foi o tempo em que o chefe apenas impunha suas vontades e isso era suficiente para conquistar resultados para a empresa. Hoje, o crescimento profissional é fruto do bom uso da inteligência emocional para lapidar as habilidades de liderança e motivação de toda uma equipe. Essas duas palavras mágicas têm efeito sobre os colaboradores e os tornam engajados para conquistarem juntos as metas desenhadas. É por isso que quanto melhor for a liderança, mais eficiente será a motivação.

A inteligência emocional conduz o líder e o capacita para extrair o melhor de cada funcionário para a equipe se desenvolver como um todo; para gerenciar demandas, execuções e prazos; para ouvir o que é dito e agir onde há necessidade de mudança; para gerenciar as diferenças existentes em um mesmo grupo; para que ele também desenvolva e aprimore a inteligência emocional em seu time.

Liderança e motivação andam juntas

Podemos dizer que a motivação é o estímulo que cada indivíduo carrega dentro de si para realizar determinadas atividades, seja para fins pessoais, seja para fins profissionais. Por exemplo, enquanto o salário é a motivação de um colaborador, a distância casa-trabalho é motivador para outro. São esses estímulos fazem com que as pessoas cumpram seus objetivos com prazer.

Tendo em vista quais são os motores de cada um, a boa liderança traça estratégias comportamentais para que cada um tenha meios de desempenhar seu papel e, ao mesmo tempo, satisfazer suas necessidades. Aqui, não se trata de dar individualmente o que se pede, mas sim de capacitar para que todos estejam aptos a trabalhar pelo que se acredita.

Use a inteligência emocional a seu favor

Sabendo da conexão existente entre liderança e motivação, agora você precisa refletir sobre o tipo de líder que quer ser e como irá trabalhar isso junto a sua equipe. Aqui, o importante é reforçar suas principais características enquanto líder, e não tentar ser alguém que não é. Autenticidade e transparência são sempre muito avaliadas pelos funcionários. Para isso, sugerimos que você:

  • Questione os colaboradores sobre o que os motiva e quais mudanças gostariam de ver;
  • Invista em atividades em grupo que incentivem o engajamento da equipe;
  • Ouça o que as pessoas têm a te dizer;
  • Tenha hábitos positivos;
  • Não intimide os membros do seu grupo;
  • Seja o líder que você gostaria de ter.

De forma geral, é possível aprender e aprimorar características de liderança, por isso não há motivos para sentir frustração se você ainda não se tornou o líder eu gostaria. Para te ajudar, nós criamos um treinamento de liderança ideal para quem quer despertar o máximo potencial. Com ele, melhoramos o desenvolvimento pessoal, profissional e a qualidade de vida das pessoas, além de mostrarmos que é natural explorar o que há de melhor em seu interior. Você será capaz de fazer isso e realizar seus maiores sonhos.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: scyther5 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS