Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Você já precisou usar suas habilidades de inteligência emocional na empresa onde trabalha? Nós vamos te mostrar que sim. Diariamente, todos somos expostos a diversas situações no trabalho que despertam uma avalanche de sentimentos. Saber lidar com essas emoções é essencial para a fluidez das atividades e para a sobriedade no ambiente corporativo.

A inteligência emocional na empresa nada mais é do que o gerenciamento de seus sentimentos para que eles não interfiram no seu desempenho profissional, nem na relação com as pessoas a sua volta. Para isso, é essencial compreender qual é a origem dessas emoções e como você reage a elas. A partir daí, você desenvolve autoconhecimento, autocontrole e passa a ter comportamentos mais positivos.

Ao adquirir consciência emocional você também aperfeiçoa características de liderança, gestão e organização, e melhora o trabalho em equipe, pois cria percepção sobre o outro e aprende a ter empatia. Gerir os sentimentos e a capacidade de controlar os seus impulsos contribui para que o ambiente seja propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos.

Inteligência emocional na empresa: como desenvolver?

Antes de mais nada, é importante reforçar que a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser aprendida e/ou aprimorada. Para isso, vale a pena conferir alguns comportamentos que podem te ajudar com isso:

Ter consciência de suas próprias emoções

Quando você é colocado em uma situação conflituosa no ambiente de trabalho, como você reage? Por exemplo, você e seu líder se desentenderam sobre a melhor forma de executar um projeto. Você voltou para sua sala e um colaborador te questionou sobre outra atividade. Devido ao estresse anterior, você acabou respondendo de forma ríspida, o que gerou desconforto entre você e seu colaborador.

É por isso que reconhecer o seu sentimento e o motivo pelo qual foi desencadeado é importante. Com isso, você começa a ter autocontrole emocional e domínio das suas reações. Certamente em uma situação futura semelhante a essa você irá lidar de outra maneira.

Aprender a lidar com os seus sentimentos

Depois de identificar quais emoções te atrapalham, é importante administrá-las.

Tendo como base a situação que criamos no tópico anterior, podemos dizer que alguns dos sentimentos que surgiram foram estresse, irritação e frustração. Será que, neste caso, você não poderia questionar o seu líder porque um método é melhor do que o outro e expor o que você pensa a respeito? Gerir emoções não é sinônimo de guardar para si, mas é necessário ponderar. A inteligência emocional na empresa te permite analisar pontualmente as situações e, a partir dela, tomar a decisão mais apropriada. Aos poucos, você será capaz de analisar e resolver os conflitos com mais facilidade e rapidez.

Criar empatia

Quando você se coloca no lugar do outro, a tendência é melhorar o relacionamento, o nível de produtividade e a colaboração. Tudo porque conseguimos nos comunicar com clareza e ter como base a vivência da outra pessoa.

Encontrar sua própria motivação

Aqui, vale a pena apelar para comportamentos e pensamentos mais positivos. Quando nos apegamos ao lado ruim das situações, vemos somente aspectos negativos, sendo que sempre é possível ter aprendizados.

Todas os tipos de emoções – sejam elas boas, sejam más – exercem poder sobre nós. Se nos apegarmos às más, dificilmente poderemos explorar o nosso máximo potencial porque estaremos muito ocupados com a frustração. Mas, se dermos espaço às boas emoções, estaremos abertos para realizar tudo aquilo no que acreditamos.

Se você se identificou com o nosso texto e sentiu que precisa de orientação e capacitação profissional para experimentar o que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar, a Arita Treinamentos oferece um leque de cursos que te guiam rumo ao autoconhecimento e ao desenvolvimento desta habilidade capaz de te trazer benefícios no âmbito profissional e pessoal.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS