Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Inteligência emocional na empresa: quais são os benefícios?

Você já precisou usar suas habilidades de inteligência emocional na empresa onde trabalha? Nós vamos te mostrar que sim. Diariamente, todos somos expostos a diversas situações no trabalho que despertam uma avalanche de sentimentos. Saber lidar com essas emoções é essencial para a fluidez das atividades e para a sobriedade no ambiente corporativo.

A inteligência emocional na empresa nada mais é do que o gerenciamento de seus sentimentos para que eles não interfiram no seu desempenho profissional, nem na relação com as pessoas a sua volta. Para isso, é essencial compreender qual é a origem dessas emoções e como você reage a elas. A partir daí, você desenvolve autoconhecimento, autocontrole e passa a ter comportamentos mais positivos.

Ao adquirir consciência emocional você também aperfeiçoa características de liderança, gestão e organização, e melhora o trabalho em equipe, pois cria percepção sobre o outro e aprende a ter empatia. Gerir os sentimentos e a capacidade de controlar os seus impulsos contribui para que o ambiente seja propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos.

Inteligência emocional na empresa: como desenvolver?

Antes de mais nada, é importante reforçar que a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser aprendida e/ou aprimorada. Para isso, vale a pena conferir alguns comportamentos que podem te ajudar com isso:

Ter consciência de suas próprias emoções

Quando você é colocado em uma situação conflituosa no ambiente de trabalho, como você reage? Por exemplo, você e seu líder se desentenderam sobre a melhor forma de executar um projeto. Você voltou para sua sala e um colaborador te questionou sobre outra atividade. Devido ao estresse anterior, você acabou respondendo de forma ríspida, o que gerou desconforto entre você e seu colaborador.

É por isso que reconhecer o seu sentimento e o motivo pelo qual foi desencadeado é importante. Com isso, você começa a ter autocontrole emocional e domínio das suas reações. Certamente em uma situação futura semelhante a essa você irá lidar de outra maneira.

Aprender a lidar com os seus sentimentos

Depois de identificar quais emoções te atrapalham, é importante administrá-las.

Tendo como base a situação que criamos no tópico anterior, podemos dizer que alguns dos sentimentos que surgiram foram estresse, irritação e frustração. Será que, neste caso, você não poderia questionar o seu líder porque um método é melhor do que o outro e expor o que você pensa a respeito? Gerir emoções não é sinônimo de guardar para si, mas é necessário ponderar. A inteligência emocional na empresa te permite analisar pontualmente as situações e, a partir dela, tomar a decisão mais apropriada. Aos poucos, você será capaz de analisar e resolver os conflitos com mais facilidade e rapidez.

Criar empatia

Quando você se coloca no lugar do outro, a tendência é melhorar o relacionamento, o nível de produtividade e a colaboração. Tudo porque conseguimos nos comunicar com clareza e ter como base a vivência da outra pessoa.

Encontrar sua própria motivação

Aqui, vale a pena apelar para comportamentos e pensamentos mais positivos. Quando nos apegamos ao lado ruim das situações, vemos somente aspectos negativos, sendo que sempre é possível ter aprendizados.

Todas os tipos de emoções – sejam elas boas, sejam más – exercem poder sobre nós. Se nos apegarmos às más, dificilmente poderemos explorar o nosso máximo potencial porque estaremos muito ocupados com a frustração. Mas, se dermos espaço às boas emoções, estaremos abertos para realizar tudo aquilo no que acreditamos.

Se você se identificou com o nosso texto e sentiu que precisa de orientação e capacitação profissional para experimentar o que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar, a Arita Treinamentos oferece um leque de cursos que te guiam rumo ao autoconhecimento e ao desenvolvimento desta habilidade capaz de te trazer benefícios no âmbito profissional e pessoal.

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Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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