Diferença entre Terapeuta e Psicólogo: entenda os tratamentos | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Diferença entre Terapeuta e Psicólogo: entenda os tratamentos

Diferença entre Terapeuta e Psicólogo: entenda os tratamentos

Com o aumento no interesse em cuidados com a saúde mental, você já deve ter cruzado com diferentes profissionais, incluindo menções a terapeutas e psicólogos, mas você conhece as diferenças entre eles?

Confira neste artigo um pouco mais sobre cada profissional e como o tratamento com eles é feito.

Diferença entre Terapeuta e Psicólogo

Embora os termos sejam usados, com frequência, como sinônimos do mesmo profissional, existem diferenças que separam eles um do outro.

A principal diferença está na formação acadêmica de cada um. Um psicólogo é um profissional que tem graduação em Psicologia, e ele pode até ser chamado de terapeuta, desde que atue na área de psicoterapia.

O psicólogo possui diversas áreas de atuação, como na educação, hospital, organizacional e muitas outras, embora nestas áreas ele não seja considerado um terapeuta.

Ele pode atender grupos ou de forma individual, e está focado em ajudar pacientes a passarem por processos dolorosos e difíceis, assim como trabalhar o emocional deles.

O terapeuta, por outro lado, recebe este título caso seja formado ou capacitado em qualquer área voltada aos cuidados com a saúde humana, tanto física como emocional, e em técnicas terapêuticas, o que torna bastante comum o uso do termo “terapia holística”. 

Os terapeutas buscam oferecer tratamentos que afetem corpo, mente e espírito, trabalhando o todo para alcançar bem-estar e equilíbrio.

Logo, um terapeuta não precisa necessariamente ter uma graduação a nível superior para atuar, enquanto o psicólogo precisa obrigatoriamente ser formado.

Enquanto os psicólogos possuem instituições que regulamentam e registram profissionais formados, os terapeutas não têm nada do tipo, embora existam carteiras profissionais e certificados que buscam capacitar profissionais e oferecer mais segurança aos pacientes que passam por terapeutas.

Qual profissional escolher?

Depende. O terapeuta pode oferecer uma variedade de terapias, desde aromaterapia até mesmo yoga e reiki, e ele trabalha ajudando um paciente a direcionar questões emocionais e até mesmo físicas.

Enquanto isso, o acompanhamento psicológico é recomendado em qualquer estágio da vida, pois ele trabalha diversas questões, incluindo fortalecer o emocional de cada pessoa.

Tratamentos holísticos, combinados ao acompanhamento médico, são extremamente benéficos para quem quer ter mais resultados e bem-estar, além de prevenir contra vários problemas emocionais, como a depressão.

Assista ao webinário gratuito “Vamos falar sobre a depressão” e aprenda mais sobre a importância de um emocional bem estruturado. Clique aqui e saiba mais.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS