Dicas para você dormir melhor | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Dicas para você dormir melhor

Dicas para você dormir melhor

Dicas para você dormir melhor - Arita TreinamentoO homem moderno, mesmo passados tantos anos da ancestralidade, ainda carrega traços determinantes dos homens da caverna. Uma dessas características herdadas se refere à hora de dormir, pois 75% da população mundial sofre da chamada epidemia do sono ruim, de acordo com a World Association of Sleep Medicine.

Continuamos a dormir sobressaltados, como os homens das cavernas, que tinham que se manter alertas contra as ameaças constantes dos animais selvagens. Hoje em dia nem nos colchões e travesseiros com tecnologia da Nasa, nem os lençóis de tramas egípcias e nem os quartos ultraseguros fazem com que todos nós tenhamos uma noite inteira de sono tranquilo. Mas, por que dormimos tão mal? As respostas são variadas e muitas, mas há alguns indícios, como o vilão do século: o estresse. Ele, sempre ele, tirando nosso sono. Outras coisas, como má alimentação, ansiedade, barulho, ingestão de estimulantes, luz excessiva e falta de rotina também podem interferir para uma noite de sono sem qualidade. A boa notícia é que alguns rituais simples podem ajudar a dormir melhor. Selecionamos algumas dicas de ouro para você dar adeus à contagem noturna de carneirinhos:

Manter a cabeça mais livre dos pensamentos ruins, não assistindo muita televisão ou falando de assuntos “pesados” perto da hora de ir dormir; Fazer uma automassagem nos pés antes de se deitar; Tomar um banho morno antes de ir pra cama; Visualizar uma cena tranquila quando estiver na cama, preparando-se para dormir; Regular a claridade do quarto; Evitar alimentos muito pesados e gordurosos à noite; Não ingerir café e estimulantes, como refrigerantes à base de cola e energéticos, após às 18 horas; Ouvir uma música suave e tranquila, bem baixinho, ao se deitar; Se tiver um companheiro ou companheira, se encostar nele(a), pois o toque auxilia a emissão de hormônios tranquilizantes no corpo; Conectar-se ao sagrado e fazer uma oração de gratidão ao dia que passou ajuda a tranquilizar o espírito para se desligar por algumas horas;

Aproveite essas dicas, pratique-as de forma rotineira e tenha uma boa de noite de sono, que será determinante para que seus dias sejam melhores, mais produtivos e bem-humorados.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Mindfulness no dia a dia
LER MAIS

Mindfulness no dia a dia

Em um mundo onde a agitação e o estresse parecem inevitáveis, a prática de mindfulness surge como um refúgio...

Pular para a barra de ferramentas