Conheça as principais características da carência afetiva no casamento | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Conheça as principais características da carência afetiva no casamento

Conheça as principais características da carência afetiva no casamento

Conheça as principais características da carência afetiva no casamento

Normalmente as pessoas associam o casamento a 100% do tempo de extremo carinho e atenção entre as partes do casal. A ideia original é esta mesmo, não tem como negar. Porém, vivemos tempos de casamento na era das redes sociais e são cada vez mais comuns as reclamações de homens e mulheres casados e carentes. A carência afetiva no casamento é uma realidade dos dias atuais.

Por carência entendemos a dependência excessiva emocional que um indivíduo tem de outro, como no caso de um casal. A pessoa acredita que somente será feliz quando a outra parte envolvida a reconhecer. E isto não é nada bom para um casamento, já que é impossível tapar 100% dos buracos emocionais de um indivíduo que já apresenta um quadro de sensibilidade acima da média.

Saiba aqui quais são os principais sinais de carência afetiva no casamento

  • Ciúmes excessivo.
  • Necessidade de controlar o parceiro com frequência.
  • Condicionamento da felicidade pessoal a terceiros.
  • Medo de dizer “não”.
  • Maior aceitação de situações, mesmo que possam causar problemas.
  • Dificuldade de manter relacionamentos saudáveis e duradouros.
  • Tendência a deixar plenos pessoais de lado.
  • Foco nos planos da outra pessoa, na vida do (a) parceiro (a).
  • Necessidade extrema de chamar atenção.
  • Hábito de se colocar como vítima das situações.

 

Como lidar com a carência afetiva no casamento?

A primeira e mais importante lição para lidar com a carência afetiva no casamento é amar a si próprio. A pessoa precisa compreender de uma vez por todas que o amor próprio é a chave para uma vida mais feliz e equilibrada, sem picos de tristeza por carência. E isso vale também quando pensamos em casamento. Mesmo sendo a união de duas pessoas, é preciso valorizar sua própria felicidade.

Além disso, faz toda a diferença da compreensão da forma da expressão do (a) parceiro (a). Ninguém demonstra carinho na mesma intensidade e do mesmo jeito. Todo mundo tem uma maneira de fazer isso e é importante reconhecer a diferença. Aceitar como a outra pessoa demonstra atenção e carinho pode contribuir efetivamente para derrubar as barreiras que geram a carência afetiva no casamento.

Também é preciso entender que demonstrações de carinho não necessariamente partem de um “Eu te amo” todas as manhãs. Preparar o almoço e jantar, cuidar da casa, fazer as compras e garantir aquele item especial que você tanto gosta e outras ações também demonstram amor, mesmo que indiretamente.

Como a inteligência emocional pode ajudar quem sofre de carência afetiva?

Através de exercícios de inteligência emocional é possível se aprofundar sobre as causas que provocam tal comportamento psicológico e identificar as barreiras mentais que geram a carência. O que provoca isso? Quais os motivos? Quando isso começou? Questionar é o primeiro passo para se buscar uma saída, uma melhora de condição. Evidentemente, a mudança não é imediata, da noite para o dia. Porém, pode ser definitiva.

Quer saber como tudo isso funciona na prática? CLIQUE AQUI e envie hoje mesmo um e-mail para a Arita Treinamentos, uma empresa especializada em inteligência emocional e que trabalha há décadas no mercado. Uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que são apaixonados pelo que fazem.

Não perca mais tempo buscando soluções milagrosas na internet para resolver o problema de carência efetiva no casamento. Com a ajuda profissional certa, você pode evoluir neste quesito e ter uma vida melhor e muito mais feliz.

Crédito: LuckyBusiness / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas