Como mensurar a satisfação no trabalho? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como mensurar a satisfação no trabalho?

Como mensurar a satisfação no trabalho?

Como mensurar a satisfação no trabalho?

Quando o assunto é satisfação no trabalho, surge opinião para dar e vender e, geralmente, é uma enxurrada de críticas. Por mais que este cenário pareça desfavorável, pode ser a oportunidade perfeita para avaliar a possibilidade de melhorias dentro da empresa e propor mudanças que serão benéficas para todos os colaboradores.

Podemos dizer que a satisfação no trabalho está diretamente relacionada à automotivação, ao papel que cada um desempenha dentro da empresa e o que se recebe por isso. Quando esta equação está equilibrada ou apresenta mais pontos positivos do que negativos, o cenário se torna favorável para o crescimento da instituição. Isso porque o funcionário satisfeito no trabalho aumenta e/ou mantém seu comprometimento, sua produtividade e sua criatividade.

Como mensurar a satisfação no trabalho?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o contentamento varia de pessoa para pessoa. Enquanto para um, a satisfação no trabalho está atrelada ao salário, para o outro é importante cumprir o expediente e ter tempo livre para atividades pessoais.

Com base no valor e missão da empresa é possível personalizar os pilares a serem avaliados para a satisfação no trabalho, mas os principais costumam ser:

Clima organizacional: Todos nós passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossos familiares e amigos, ou seja, gastamos mais tempo e energia cumprindo com nossas obrigações do que realizando atividades prazerosas. Como as obrigações são pesadas por si só, quanto mais leve for a convivência, melhor.

Benefícios: Salário, vale-alimentação, plano de saúde, participação dos lucros, vale-transporte, assistência odontológica, seguro de vida. Vale a pena elaborar uma pesquisa para saber se a instituição oferece os benefícios mais visados e se os que já oferece são de qualidade.

Líderes inspiradores: Tão importantes quanto os itens citados anteriormente, os verdadeiros líderes devem marcar presença. Eles são capazes de extrair o melhor de cada indivíduo, assim como o oposto pode separar toda uma equipe. Para isso, é importante que os colaboradores tenham liberdade com seus gestores para questionar, propor, realizar e errar. Com essas quatro características em evidência, certamente os líderes irão inspirar e engajar a equipe.

Nós sabemos que as coisas tendem a ser mais fáceis na teoria do que na prática, por isso nós te ajudamos na prática. E se ficar na dúvida, pode acionar a nossa equipe e conversar com um de nossos atendentes para que te orientem sobre qual treinamento é o mais indicado para você. Não deixe para depois a transformação que pode mudar a sua vida agora.

Acompanhe nosso trabalho de perto, siga nossos perfis no Youtube, Facebook e Instagram.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Phototechno / Tipo de licença:Royalty-free / Coleção:iStock / Getty Images Plus

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS