Como lidar com um relacionamento com pessoas tóxicas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como lidar com um relacionamento com pessoas tóxicas

Como lidar com um relacionamento com pessoas tóxicas

Como lidar com um relacionamento com pessoas tóxicas

Praticamente todas as pessoas, em algum momento da vida, passam por relacionamentos com pessoas tóxicas. Saiba identificar e lidar com elas

Relacionamentos não fáceis, mesmo quando as duas pessoas da relação são amigáveis e combinam entre si. E o que dizer de um relacionamento com pessoas tóxicas? Como você já viu aqui no blog, absorver emoções de outras pessoas não é nada indicado e isso tem relação direta com a rotina de quem convive com pessoas que minam a sua felicidade. E são muitos tipos de pessoas assim que praticamente todos nós conhecemos.

Conheça 7 tipos de pessoas tóxicas

1 – O negativo: é um dos tipos mais clássicos de pessoas tóxicas. Sua principal característica é pensar somente nas situações negativas de cada momento, de cada ocasião. Nunca vislumbra possibilidades positivas. É o famoso caso de pessoas que enxergam o “copo meio vazio”.

2 – O gaslighter: o nome pode parecer estranho, mas este tipo de pessoa tóxica existe em muitos relacionamentos. Trata-se de um indivíduo que ataca e mina diariamente sua saúde mental, forçando-o a duvidar da própria sanidade. São, acima de tudo, pessoas inseguras e que querem impor uma posição de dominância.

3 – O usuário: é a pessoa que usa o tempo de terceiros somente em proveito próprio, ou seja, para levar vantagem em alguma situação. Exige muita disposição e recursos dos outros e é extremamente narcisista, ou seja, pensa somente no próprio bem-estar e não se importa muito se o (a) parceiro (a) sofre com isso.

4 – O parente disfuncional: também é um tipo clássico de pessoas tóxicas e um dos casos mais difíceis de lidar, pois estamos falando de família, não é mesmo? É aquele parente que parece “puxar” você para baixo sempre que tem oportunidade.

5 – O amigo não tão amigo assim: quando jovens, pensamos que todas as amizades durarão para sempre. Mas, infelizmente, não é assim. O que acontece é que naturalmente passamos a selecionar melhor as pessoas que estão ao nosso redor e deixamos de lado amigos que não entregam uma verdadeira amizade, que pesam somente para um lado da balança e não parecem se importar muito com você.

6 – O campeão de problemas: é aquela pessoa que parece gostar de contar seus problemas, que faz questão de sempre apontar algo de errado com ela própria sempre que você conta alguma situação. É um caso de pessoa tóxica porque não apresenta soluções, não propõe alternativas para melhorar uma determinada situação. Também faz questão de remoer problemas seus de tempos passados.

7 – O crítico: dificilmente você viverá e não conviverá com alguma pessoa extremamente crítica, que somente aponta defeitos e problemas em algo que você fala ou faz. O crítico enxerga problema em tudo. É uma pessoa que se passa por amiga, próxima, mas que verdadeiramente só quer acusar e criticar.

É possível lidar com uma pessoa tóxica?

Sim! O primeiro passo é enxergar, visualizar, que existe uma situação nada positiva ao seu redor. Você pode, por exemplo, tentar conversar com a pessoa. Tenha um diálogo honesto, franco, sobre suas angústias e como este relacionamento tóxico está te prejudicando e prejudicando a própria pessoa. O que acontece, em grande parte dos casos, é que o indivíduo tóxico da relação não enxerga o mal que faz.

Como a Inteligência emocional pode ajudar a lidar com pessoas tóxicas?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível eliminar barreiras emocionais que te impedem de enxergar e lidar com determinadas situações, como ao conviver com pessoas tóxicas que influenciam em sua felicidade. E outra boa notícia é que você pode contar com uma empresa que realmente entende do assunto e que lida com esta metodologia há mais de 30 anos.

A Arita Treinamentos está preparada para te atender de forma personalizada e discreta. Por aqui, você conta com profissionais experientes e atualizados. Você pode confiar! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

Crédito: AntonioGuillem / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS