Como a Inteligência Emocional ajuda a entender pessoas carentes demais de atenção? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como a Inteligência Emocional ajuda a entender pessoas carentes demais de atenção?

Como a Inteligência Emocional ajuda a entender pessoas carentes demais de atenção?

Como a Inteligência Emocional ajuda a entender pessoas carentes demais de atenção

Carinho e atenção são essenciais na vida de todos nós, não é mesmo? Precisamos de doses diárias de demonstrações afetivas e sinceras das pessoas que mais gostamos, seja na vida pessoal ou profissional. Quando isso ocorre, tudo flui melhor e nossa autoestima é elevada. Porém, quando não recebemos o que esperamos, podemos nos tornar pessoas carentes e isso pode gerar outros transtornos no dia a dia.  E se você passa por uma situação assim, não é o (a) único (a).

Perceba em seu círculo de amizades fora do trabalho, por exemplo. Quantas pessoas, aparentemente, precisam de demonstrações de carinho para realizarem algum tipo de ação? Quantos homens e mulheres, dentre seus amigos, são classificados como pessoas carentes? Muita gente é literalmente dependente afetivamente de provas de carinho e atenção de terceiros.

O ponto principal é que a carência afetiva pode se tornar um grave problema, com o surgimento de cobranças psicológicas acima do comum e um medo exacerbado de solidão e rejeição. Acaba se tornando uma questão de dependência emocional afetiva, um quadro também relacionado às expectativas frustradas e aumento da vulnerabilidade da pessoa. É justamente neste ponto que a inteligência emocional trabalha.

 

Inteligência emocional x carência afetiva

Através de estratégias e ferramentas personalizadas, a inteligência emocional é um trabalho psicológico (realizado através de treinamentos e cursos) que avalia as causas da carência afetiva e busca alternativas motivacionais para que a pessoa aprenda a lidar com tal quadro. Como resultado esperado, objetiva a superação do problema de maneira definitiva, trabalhando as emoções em prol da própria evolução da pessoa.

A inteligência emocional é uma ótima alternativa para pessoas carentes. Isso acontece por um motivo bem simples: tal trabalho vai a fundo às causas do problema e o tratamento é personalizado, especificamente considerando as individualidades, relações, personalidade, passado e objetivos a curto, médio e longo prazo de cada pessoa. Para tal, como em todo quadro psicológico, o primeiro passo é a identificação de suas causas.

 

Pessoas carentes: quando o problema tem início?

Como acontece com quase todos os problemas psicológicos, a carência afetiva tem nascimento na infância. Pessoas carentes (adultos) foram crianças que não receberam o carinho e atenção esperados. Meninos e meninas que tiveram suas expectativas afetivas frustradas de alguma forma, seja pelo afastamento dos pais, ausência de amigos próximos e outros fatores. É um quadro comum, por exemplo, em adultos que foram abandonados quando crianças, ou mesmo que sofreram rejeições traumáticas.

Porém, um ponto importante e que merece ser destacado é que o excesso de afeto também pode levar a um quadro de carência afetiva. Parece contraditório, mas não é. A gente explica: crianças que receberam muito afeto/carinho durante a infância podem se frustrar, quando chegam à fase adulta, quando não obtêm a mesma intensidade de afeto/carinho de terceiros. Uma expectativa que não é atendida, não é suprida.

 

10  sintomas mais comuns de pessoas carentes

  1. Dependência de terceiros: a pessoa carente condiciona sua felicidade a demonstrações de carinho e afeto de amigos, familiares e colegas do trabalho;
  2. Solidão: é desenvolvido um medo exacerbado de ficar sozinho, em qualquer situação pessoal ou profissional. A pessoa não se sente bem quando não tem alguém ao lado;
  3. Chamar a atenção passa a ser uma necessidade, algo rotineiro;
  4. Vitimização: tem como objetivo comover outras pessoas, buscando assim uma demonstração de carinho/afeto como resposta;
  5. Dificuldade nos relacionamentos: a pessoa carente não suporta não ter suas expectativas atendidas a todo o momento, todos os dias. Desta maneira, tem dificuldade de passar por crises e os relacionamentos são afetados;
  6. Ciúme excessivo e sufocamento: uma necessidade acima do mundo de controlar pessoas próximas, também devido ao medo da solidão;
  7. Aceitação sem critérios: pessoas carentes aceitam se relacionar com outros (as) que demonstram o mínimo de carinho. É reflexo do desejo de querer alguém ao seu lado e do medo da solidão;
  8. Comparação constante com terceiros devido ao medo da inferioridade;
  9. Cobrança excessiva;
  10. Dificuldade em dizer “não”: a pessoa que sofre de carência afetiva tem medo de negar qualquer tipo de pedido, mesmo que este interfira em sua vida pessoal/profissional. É um sintoma relacionado ao medo do afastamento, de gerar frustração a terceiros.

 

Carência afetiva tem solução!

Quer saber como a inteligência emocional pode, na prática, resolver o problema de carência afetiva? Fale hoje mesmo com quem é especializada no assunto, entre em contato com a Arita Treinamentos. Clique aqui e envie sua mensagem eletrônica ou, se preferir, telefone para +55 27 3329-2024 (Espírito Santo) / +55 11 2281-2628 (São Paulo).

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas