Autoaceitação: 5 dicas para te ajudar a desenvolvê-la | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Autoaceitação: 5 dicas para te ajudar a desenvolvê-la

Autoaceitação: 5 dicas para te ajudar a desenvolvê-la

Autoaceitação: 5 dicas para te ajudar a desenvolvê-la

Em uma sociedade que está cada vez mais focada nos erros e defeitos alheios, a autoaceitação ganha força e se torna cada vez mais necessária. Esta habilidade nos torna aptos a receber apontamentos, assimilar e melhorar aspectos negativos e nos faz aceitar todas as nossas qualidades. E por que a autoaceitação é tão importante? É o que vamos responder a seguir.

A autoaceitação está ligada ao autoconhecimento, à percepção que temos sobre nós mesmos e o quanto queremos melhorar nossa vivência dia após dia. Por meio dela nos apropriamos com leveza e maturidade de quem realmente somos, com todas as imperfeições e limitações. Em experiências negativas, a autoaceitação nos ajuda a encarar a situação de forma positiva. Ao invés de se lamentar e remoer o que houve, você aprende com o erro para não o repetir. Se você não consegue identificar os aspectos positivos é sinal de que o seu foco é a autoflagelação e você não conseguirá nada positivo a partir deste comportamento.

Autoaceitação: como desenvolver esta habilidade

Importante esclarecer que autoaceitação nada tem a ver com comodismo e/ou conformismo. A autoaceitação te ajuda a seguir em frente independentemente de seus defeitos e limitações porque você acredita em seu potencial. O conformismo te deixa estagnado na inércia, não há intenção de evoluir.

Não existe uma fórmula para isso, mas praticar alguns comportamentos pode te ajudar a desenvolver a autoaceitação aos poucos. Quando menos perceber, este processo será natural para você.

  1. Evite se comparar a outras pessoas. Cada indivíduo apresenta suas particularidades, bem como qualidades e defeitos. Foque no que você tem de melhor e reflita sobre o melhor caminho para destacar estes atributos.
  2. Absorva somente o que contribuirá com o seu desenvolvimento. Toda opinião, quando bem colocada, é bem-vinda. No entanto, ela é sempre formada a partir das experiências de seu emissor, o que torna o conteúdo subjetivo. Se a crítica for construtiva, absorva. Se for negativa, agradeça e releve.
  3. Seja o protagonista da sua história. Tenha consciência de que todas as reações são resultadas de uma ação. Você é responsável pelo que faz e não uma vítima de suas escolhas.
  4. Busque o autoconhecimento. Reflita sobre as suas preferências: o que você (não) gosta de fazer? Com quais pessoas faz questão de estar? Por que evita outras? O que te deixa desconfortável e você faz para agradar terceiros? Quais prejuízos emocionais você já teve por conta disso? Quanto mais você se questionar, mais você perceberá o que realmente te deixa feliz e te faz bem.
  5. Seja positivo em relação a si mesmo. Atente-se às pequenas atitudes destrutivas de autocrítica e as enfrente com palavras de amor próprio. Pense no que você tem de melhor e como aquilo pode ser positivo para você.

Sempre reforçamos por aqui que você não precisa enfrentar conflitos internos sozinho. Nós, da equipe Arita Treinamentos, podemos te apresentar ferramentas e técnicas profissionais que podem ser grandes aliadas no processo de autoaceitação e autoconhecimento. Para entender como funciona e quais benefícios o coaching pode te trazer, entre em contato com a nossa equipe e acesse nossos canais (site, Facebook, Instagram e Youtube).

Quem leu este texto, também gostou de:

Crédito: Dirima / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas