As consequências de imaginar o que poderia ter sido | Arita

As consequências de imaginar o que poderia ter sido – O vício da eterna infelicidade.

As consequências de imaginar o que poderia ter sido – O vício da eterna infelicidade.

Ter certos arrependimentos na vida é normal, o problema está em não saber lidar com eles e permitir que isso prejudique a sua sanidade mental.

O arrependimento é fruto de uma escolha feita e que o indivíduo passa a enxergar como a escolha errada. A grande questão aqui é que, se ele não mantiver o foco no lugar certo, esse pensamento começa a dominar a sua mente, até levá-lo a um estado de tristeza duradoura.

É um estado muito ruim, mas é fácil se acostumar com ele. Se torna um vício, uma corrente que te prende ao passado. Você se torna amargo e só consegue sentir raiva de si mesmo.

É necessário aprender a deixar o passado aonde ele pertence, o que já aconteceu não pode ser mudado. Por isso, cabe a cada um de nós aprender a lidar com isso e construir um amanhã de novas possibilidades.

Pensar em “E se…” é escolher viver em sua imaginação e ignorar a realidade. A mudança não é fácil, aceitar que aconteceu também não vai ser, mas com certeza é a melhor escolha diante da possibilidade de viver com esse peso.

Às vezes, fazemos a escolha errada por falta de conhecimento, por imaturidade, existem inúmeras causas. Um erro não pode impedir que você continue a viver. Reconcilie-se consigo mesmo.

Você pode usar o arrependimento a seu favor e fazer com que se torne uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. 

Aprenda a construir novos hábitos que estimulem a ponderação sobre os fatos antes da tomada de decisão e a aceitar que algumas situações fogem ao seu controle. Somos humanos, não conseguimos ser perfeitos e não temos controle sobre tudo. Abandone a necessidade de estar sempre no controle.

E lembre-se: cada escolha exige uma renúncia. Se você diz sim para alguma coisa, está dizendo não para outra. É importante que você tenha a capacidade de refletir sobre isso ao tomar decisões sérias.

A felicidade trata-se de aceitar o momento presente e aprender a viver com ele.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas