Apoio emocional entre mulheres durante a pandemia. Descubra!

Apoio emocional na quarentena: a importância da sororidade entre as mulheres

Apoio emocional na quarentena: a importância da sororidade entre as mulheres

Amigas, familiares, colegas de trabalho e mulheres do mundo! A união em tempos de incerteza é fundamental para gerar apoio emocional para quem mais precisa

Vamos começar o post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, explicando um pouco sobre o conceito de sororidade. Trata-se da aliança e união que existe entre as mulheres e que é estabelecida a partir do companheirismo e empatia, em busca de um objetivo partilhado. Segue a ideia cada vez mais essencial da mulher protagonista, o que está muito presente no feminismo global e que vem ganhando ainda mais destaque em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, mais precisamente em razão do apoio emocional necessário durante a quarentena.

Quarentena: a importância do apoio emocional entre as mulheres

Estabilidade emocional

O apoio emocional entre as mulheres, durante a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus, é fundamental para que não apareçam ou se manifestem gatilhos de estresse durante este período. Gatilhos estes que podem ser de estresse emocional ou ainda estresse financeiro, através da preocupação com a renda pessoal ou familiar.

Saúde emocional

Segundo a ‘The Lancet”, uma revista científica importante, durante a epidemia respiratória de 2002 da SARS, casos de pessoas com sintomas de estresse pós-traumático aumentaram 30% e de depressão 31%. Isso aponta a necessidade da sororidade entre as mulheres em períodos assim, ou seja, a importância do apoio emocional no dia a dia para que todas consigam superar as barreiras emocionais.

Falta de controle e incerteza

O apoio emocional também é fundamental porque em tempos de pandemia provocada por um vírus, um problema global, raro e em grande escala, surge a incerteza sobre o futuro. A falta de controle que existe hoje em dia sobre como será o amanhã, é angustiante para todas as pessoas. Nós, como seres humanos, precisamos controlar os nossos passos próximos, já que isso gera segurança e conforto mental. Como não sabemos como serão os próximos meses, o estresse emocional dá as caras.

Compartilhamento

A sororidade é a união entre as mulheres e esse conceito ganha um capítulo todo especial em tempos de isolamento domiciliar, isso porque uma boa forma para proporcionar apoio emocional é compartilhar informações entre amigas, familiares e colegas de trabalho. Bons exemplos não faltam, como indicação e livros, filmes e séries, dicas para tornar a rotina de home office mais produtiva, incentivo à criação e desenvolvimento de novas habilidades artísticas e intelectuais e assim por dia. Compartilhar informações, trocar e dividir experiências digitais a distância… isso faz a diferença!

E a inteligência emocional dentro deste cenário?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a mente para escapar e/ou superar gatilhos de estresse emocional durante tempos de pandemia. Esta é uma metodologia que trabalha de forma personalizada e com foco em alternativas que objetivam uma vida mais feliz, equilibrada e plena. E, convenhamos, estes são aspectos essenciais hoje em dia.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto, que trabalha há mais de 30 anos com destaque neste segmento. Por aqui, você conta com profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para atender suas necessidades com transparência e máximo comprometimento.

Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS