Ansiedade excessiva: qual pode ser a origem emocional do problema? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Ansiedade excessiva: qual pode ser a origem emocional do problema?

Ansiedade excessiva: qual pode ser a origem emocional do problema?

Faz toda a diferença conhecer a origem e os principais sintomas da ansiedade excessiva, justamente para tratar o problema da melhor maneira

Não é segredo para ninguém que a ansiedade excessiva é um dos grandes males do século XXI. Inclusive, aqui mesmo no blog você já conferiu um texto focado no assunto, sobre os principais sintomas físicos de uma crise de ansiedade. Voltamos ao tema porque é de interesse de muita gente em todo o país, já que a estimativa é que mais de 20 milhões de brasileiros sofram de algum tipo de ansiedade. Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre as possíveis origens do problema e também seus sintomas mais claros.

Origem emocional da ansiedade excessiva

Como vivemos em um mundo muito conectado com exigências pessoal e profissional de acesso e compartilhamento de informação, a ansiedade excessiva encontra um habitat perfeito. Isso acontece porque observamos com muita frequência várias coisas acontecendo com outras pessoas, quase sempre coisas positivas. Naturalmente, buscamos perseguir e alcançar este mesmo status e quando não atingimos o mesmo patamar, surge a frustração. E isso gera a ansiedade excessiva. Passamos a não lidar bem com tantas informações e cobranças de nós mesmos.

Sintomas da ansiedade excessiva: confira os sinais do corpo

1 – Preocupação excessiva: a diferença da pessoa que sofre com ansiedade excessiva em relação à pessoa que não sofre, que também tem suas preocupações, é o fator limitante de ações e a frustração exacerbada quando não consegue realizar algo.

2 – Insônia: pessoas que sofrem de ansiedade também sofrem de insônia, pois a mente “não consegue desligar”, não há tempo para descanso mental.

3 – Peso: também é possível observar ganho e perda de peso acima do normal, um reflexo do corpo em relação ao estresse mental que leva a pessoa a comer mais ou menos.

4 – Concentração: a dificuldade de concentração também é um sintoma bem claro de ansiedade excessiva. A memória também pode ser afetada.

5 – Crises de pânico: dentro da área médica, a crise do pânico é entendida como picos durante crises de ansiedade. A sensação de morte eminente, sudorese acima do normal, apneia e coração acelerado são alguns sinais.

6- Falta de ar: o corpo manifesta e alerta quando há algum problema. Neste caso, a falta de ar é um dos reflexos da crise de ansiedade, principalmente durante picos.

7 – Fobias: também é comum apresentar fobias “novas”, ou seja, o surgimento de medos que não existiam.

8 – Tensão muscular: a tensão exacerbada, muito comum em crises de ansiedade, gera a tensão muscular e isso pode impedir até mesmo o deslocamento da pessoa, uma ação simples como se levantar da cadeira para pedir ajuda ou mesmo caminhar.

9 – Irritabilidade: outro sintoma facilmente percebível é a irritabilidade, ou seja, a pessoa passa a apresentar um comportamento mais agressivo, mesmo em relação às pessoas próximas, como no trabalho ou em casa.

A inteligência emocional pode ajudar?

Sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível educar a sua mente a lidar com crises de ansiedade excessiva, buscando caminhos para uma vida mais feliz e equilibrada. Trata-se de uma metodologia inovadora e que tem como foco, em um primeiro momento, identificar as reais causas do problema para posteriormente propor uma alternativa adequada aos objetivos da pessoa, necessidades, etc.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos está ao seu lado, sempre que precisar. Por aqui, você conta com uma equipe profissional e que trabalha com inteligência emocional há mais de 30 anos. Você sabe que pode confiar! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e comece hoje a escrever um novo capítulo em sua vida pessoal e profissional.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Mindfulness no dia a dia
LER MAIS

Mindfulness no dia a dia

Em um mundo onde a agitação e o estresse parecem inevitáveis, a prática de mindfulness surge como um refúgio...

Pular para a barra de ferramentas