A diferença entre solidão e solitude

A diferença entre solidão e solitude – Você está respeitando seu espaço ou se isolando?

A diferença entre solidão e solitude – Você está respeitando seu espaço ou se isolando?

É muito fácil confundir a solidão com a solitude quando não se sabe ao certo qual o propósito de se afastar e por quanto tempo devemos fazer isso.

O que será mais fácil, decidir tirar um tempo para si ou se sentir deslocado e se isolar para evitar essa sensação?

Agora, se responda:

Você se considera alguém solitário ou introvertido?

Numa escala de 0 a 10 em níveis de solidão, em qual nível você se sente?

Você sabe a diferença entre solidão e solitude? 

Todos nós experimentamos viver sozinho e se reservar por um tempo, todos nós experimentamos o sentimento de não pertencer, por algum tempo.

Mas quando isso vira um estilo de vida, quando isso nos afasta de tudo e de todos, mesmo que continuemos ali, mas com a sensação de vazio… Aqui começa o problema.

Afinal, o que é solidão?

A solidão é um sentimento de desconexão com o meio que te cerca. Nem sempre quem sofre de solidão está sozinho, há várias pessoas solitárias vivendo na sociedade.

Em algum momento da sua vida, talvez você tenha sentido um grande vazio. Algo que nada nem ninguém poderia preencher naquele momento… você sentiu solidão.

Afinal, é comum que em certos momentos a gente tenha o sentimento de solidão. Para a maioria das pessoas, esse sentimento passa e a vida segue.

Contudo, algumas pessoas podem se sentir sozinhas por muito tempo, a ponto que esse sentimento começa a impactar o seu dia-a-dia e a causar problemas mais sérios.

E o que é solitude?

Paul Tillich associou esse termo à glória e felicidade de estar sozinho. 

Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

É um “estar sozinho” com propósito, é sobre fazer companhia a si mesmo para encontrar em si, a pessoa mais importante da sua vida.

Para Tillich, apenas quando estamos sós que conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

É preciso encontrar beleza no silêncio e na tranquilidade trazida por ele.

Reconhecer a importância das pessoas e a troca de experiências que elas nos oferecem, é primordial. É preciso trabalhar as dores internas e os complexos que a solidão planta em sua mente e conseguir se erguer mais um pouco em direção a plenitude de vida.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS