9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

O objetivo no ambiente de trabalho nunca é gerar má impressão, mas devido a comportamentos impensados, pode ser que isso aconteça. Muitos de nós já ouvimos a expressão “a primeira impressão é a que fica” e ficamos preocupados quando o resultado não é positivo, mas algumas atitudes simples podem evitar que isso aconteça.

Leva poucos segundos para uma pessoa formar opinião a nosso respeito quando nos relacionamos com ela pela primeira vez. Diversos fatores são analisados de imediato, tais como imagem, voz, linguagem corporal, modo de se portar e a maneira de se expressar. Se estas características forem observadas no âmbito profissional podem apontar para aspectos relacionados à ética, postura, aptidão, competência, conhecimento, e assim por diante.

Atitudes para evitar a má impressão no trabalho

É muito difícil conseguir agradar todos que nos cercam, mas alguns comportamentos podem colaborar para não causarmos uma má impressão:

  1. Ajude seus colegas de trabalho sempre que puder. Ser proativo é um ponto a favor de qualquer um que estiver disposto;
  2. Comprometa-se;
  3. Cumpra os horários e seja pontual em seus compromissos, isso demonstra respeito com as outras pessoas;
  4. Evite reclamar ao máximo;
  5. Não se envolva com assuntos que não te dizem respeito;
  6. Seja aberto para aprender com as pessoas que estão a sua volta;
  7. Seja ético;
  8. Tenha controle sobre suas emoções;
  9. Tenha discurso e ações positivos.

No entanto, se algo fugiu do controle e você gostaria de consertar a situação, refletir sobre o ocorrido e tomar algumas medidas pode reverter a má impressão e mostrar que você é alguém de credibilidade e de confiança.

Como reverter a má impressão causada?

Pondere se fará diferença para você. Leve em consideração a relação que você tem com a pessoa. Vai causar desconforto no ambiente de trabalho? É alguém que você mantém contato frequentemente? Se a resposta for sim, vale a pena abrir espaço para o diálogo.

Reconheça sua falha e seja honesto. A partir do momento que você avaliou e decidiu que é um relacionamento importante para ser preservado, peça desculpas. Explique os motivos que te levaram a agir daquela forma e deixe claro que não foi intencional. Aos poucos, a confiança será reestabelecida e a má impressão vai embora.

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