7 Dicas de como melhorar a concentração e o foco | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 Dicas de como melhorar a concentração e o foco

7 Dicas de como melhorar a concentração e o foco

Um dos grandes segredos de qualquer profissional que se destaca no trabalho é a capacidade de manter e melhorar a concentração e o foco no dia a dia. E nem poderia ser diferente. Homens e mulheres que conseguem ter esta vantagem estão muito à frente no mercado profissional, já que entregam resultados mais assertivos e em um tempo mais curto.

Porém, não é algo que todo mundo consegue. Existem pessoas que encontram sérias dificuldades para se concentrarem e manterem o foco durante a jornada de trabalho. Isso, com o tempo, é péssimo para o desenvolvimento de carreira, já que são “falhas” que interferem diretamente na qualidade do trabalho, cumprimento de prazos e na confiança transmitida.

A boa notícia é que é possível melhorar a concentração e o foco a partir de dicas que todo mundo pode aproveitar. Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, e que você confere na sequência.

 

Melhorar a concentração e foco: confira 6 dicas infalíveis!

1 – Seja uma pessoa organizada: no trabalho (também na vida pessoal) é fundamental ter organização para melhorar a concentração e o foco. Um ambiente de trabalho organizado, com papeis, canetas, documentos, acessórios e outros elementos, faz a diferença para que você se concentre na execução das tarefas e não tenha distrações.

2 – Assuma mais responsabilidades: concentração e foco aumentam quando você assume responsabilidades que normalmente não fazem parte da rotina. Isso não significa que deva solicitar tarefas além das funções e capacidade que possui, mas sim ampliar seu horizonte para outros assuntos relacionados ao seu trabalho.

3 -Prioridades: uma boa dica é ter o hábito matutino de elaborar listas do que é mais importante, o que deve ser entregue prioritariamente durante o dia ou ao longo da semana. Fazendo isso, você consegue quase que automaticamente focar melhor suas ações naquilo que é mais relevante.

4 – Evite as redes sociais: ninguém questiona que as redes sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos. Porém, quando pensamos na concentração e foco no trabalho, elas jogam contra! Tente não responder as notificações que recebe durante o expediente. Evite também acessar seus perfis e dos amigos no Facebook e Instagram, assim como assistir vídeos no YouTube. Deixe tudo isso para o horário do almoço ou assim que chegar em casa.

5 – Dê um tempo: alguns minutos de descanso também ajudam a melhorar a concentração e foco, já que todo mundo precisa de um tempo para recuperar as energias. Para tal, uma técnica que está na moda é a “Pomodoro”, já ouviu falar? A gente explica: são 25 minutos trabalhados ininterruptamente X 5 minutos diretos de descanso. Você pode utilizar um cronômetro para ajudar na medição do tempo.

6 – Alimente-se bem: fome leva ao estresse e, consequentemente, à perda de foco e concentração. Portanto, não saia de casa sem tomar um bom café da manhã e não pule, em hipótese alguma, o almoço e lanche da tarde. Nosso corpo precisa de energia!

7 – Atenção à ansiedade: um detalhe é bem claro quando pensamos em como melhorar a concentração e o foco. A ansiedade é incompatível com isso. Quem tem o hábito de querer fazer várias coisas ao mesmo e fica nervoso quando algo não acontece como esperado, normalmente, não consegue se concentrar.

 

A Arita pode te ajudar!

Com anos de experiência no mercado e liderada por profissionais com know-how em inteligência emocional, a Arita Treinamentos é referência no mercado e trabalha de maneira personalizada para que você melhore a concentração e o foco no dia a dia. Quer saber como? Entre em contato hoje mesmo clicando aqui.

 

Imagem: kieferpix | iStock / Getty Images Plus

 

 

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS