Identifique os sinais e como superar o excesso de autoconfiança

Excesso de autoconfiança: como identificar os sinais e trabalhar suas consequências

Excesso de autoconfiança: como identificar os sinais e trabalhar suas consequências

É preciso ficar atento para que a confiança acima da média não interfira no desenvolvimento pessoal e profissional

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que a autoconfiança é fundamental em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Porém, o que pouca gente sabe é que o excesso de autoconfiança pode ser prejudicial. Isso até pode parecer confuso em um primeiro momento, mas é uma verdade que todos nós devemos combater. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Sinais de excesso de autoconfiança que você deve ficar atento(a)

  • Desatenção aos detalhes: quando temos muita confiança em uma ação, normalmente, deixamos passar alguns detalhes que podem fazer a diferença em uma apresentação de trabalho, na conversa sobre um assunto com os amigos e assim por diante. É preciso observar e dar um passo atrás, cuidar mais dos detalhes, mesmo que seja algo que você domine com maestria.
  • Relacionamentos no trabalho: quando uma pessoa tem excesso de confiança no que faz, os relacionamentos no trabalho podem ser prejudicados, isso porque o indivíduo fica sem paciência de ter que explicar tudo sobre tudo para outras pessoas. Também passa a se considerar mais importante, pode não querer mais perder tempo com coisas básicas sobre um determinado assunto, etc. Com o tempo, o desgaste com colegas de trabalho pode aparecer.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível descobrir as causas do excesso de confiança e, com isso, treinar a mente para trabalhar o assunto com mais equilíbrio. Você pode ser uma pessoa muito confiante, mas não precisa carregar e externar todos os aspectos negativos do excesso de autoconfiança. Saiba mais sobre o assunto: fale com um dos nossos especialistas!

Riscos desnecessários e estagnação profissional

  • Riscos: pessoas com excesso de confiança correm riscos desnecessários e que podem atrapalhar o dia a dia, como dentro de uma empresa. Como vimos anteriormente, olhar com mais atenção aos detalhes pode evitar problemas, por exemplo.
  • Estagnação profissional: uma ideia muito comum em pessoas muito confiantes é que não é preciso continuar crescendo profissionalmente, se aperfeiçoando, afinal o indivíduo tem tanta confiança que passa a achar desnecessário um novo curso, um método de aprendizado e assim por diante. Na cabeça dele(a), não há nada que ele(a) não saiba. Isso pode gerar estagnação profissional e, consequentemente, defasagem em relação a outros profissionais.

IMPORTANTE: a inteligência emocional trabalha com métodos que buscam estimular as habilidades da pessoa, seu crescimento como indivíduo e também como profissional. Dentro deste cenário, cabe à pessoa o primeiro passo, o reconhecimento de que o excesso de confiança está interferindo no seu dia a dia e de que é preciso buscar ajudar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS