Empatia compassiva - Conheça as principais características

Entenda o conceito de empatia compassiva e principais características

Entenda o conceito de empatia compassiva e principais características

Compreender as dores de amigos e familiares é importante. Agir e buscar soluções equilibradas emocionalmente como forma de ajuda é melhor ainda

Vamos começar o post de hoje esclarecendo o que é a empatia compassiva. Trata-se de uma empatia que ultrapassa a “simples” preocupação com as dificuldades de terceiros, vai além do conceito tradicional de empatia. Trata-se de colocar em prática ações que apoiam a pessoa a sair de uma determinada situação delicada, como após o término de um relacionamento, perda de emprego e assim por diante. Conheça mais sobre a empatia compassiva e suas principais características no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Descubra quais são as principais características da empatia compassiva

  • Interesse verdadeiro: é comum que amigos e familiares consolem uns aos outros sempre que algum problema ocorre. Porém, para caracterizar a empatia compassiva, é preciso que isso seja verdadeiro e não somente da boca pra fora. É o primeiro passo para realmente buscar e estimular uma mudança na vida de quem se ama e quer bem.
  • Racionalização: a pessoa que passa por um momento difícil não conseguem, na maioria dos casos, racionalizar o problema. As emoções falam mais alto. Você, olhando tudo de fora, pode pensar mais racionalmente sobre o caso e encontrar saídas mais objetivas.

Inteligência emocional faz a diferença

Poucas pessoas sabem disso, mas através de treinamentos de inteligência emocional é possível estimular habilidades que vão ao encontro da empatia compassiva, ou seja, potencializar aspectos que você já possui e que podem fazer a diferença nas vidas dos seus amigos e familiares.  Um compromisso que transformará você em um(a) agente transformador. Ficou interessado(a)? Saiba que você conta com pessoas que realmente entendem do assunto e que estão ao seu lado neste momento. A Arita Treinamentos é uma empresa que atua na área há mais de 30 anos e que busca a constante atualização em seus métodos. Em outras palavras, você sabe que pode confiar! Não perca mais tempo: fale com um dos especialistas!

Confira abaixo mais características da empatia compassiva

  • Compartilhamento de experiências: pessoas focadas no desenvolvimento da empatia compassiva são pessoas que compartilham suas experiências. E este é um caminho muito inteligente, afinal ao relatar fatos pessoas de traumas do passado, deslizes que já cometeu, a pessoa se coloca “em pé de igualdade” com o amigo ou familiar que está sofrendo e precisa de ajuda. Isso ajuda no reconhecimento de que ali está alguém que realmente se importa, que é verdadeiro.
  • Sempre ao lado: é outra característica importante. A pessoa mostra que estará sempre ao lado, sempre que for necessário. Sem forçar a barra, sem impor a ajuda, sem ultrapassar limites.
  • Incentivo constante: outro ponto que vale a pena ser mencionado é a capacidade de incentivo constante. É preciso incentivar e estimular o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, através do diálogo e mostrando que é possível superar todos os obstáculos. Incentivar é sempre importante nos momentos mais difíceis.

ARTIGOS RELACIONADOS