Veja como acabar com as crenças limitantes no amor!

Crenças limitantes no amor: como superar as barreiras que me impedem de desenvolver esta área?

Crenças limitantes no amor: como superar as barreiras que me impedem de desenvolver esta área?

Namoros conturbados, separações traumáticas e desilusões amorosas criam crenças limitantes no amor que podem impedir um novo romance

As crenças limitantes no amor são explicações que nossa mente cria para tudo aquilo pensamos e fazemos dentro em relação à vida amorosa. São crenças que têm como base as experiências que vivemos e, justamente por isso, aparecem quando nos deparamos com situações semelhantes muito ou pouco tempo depois. São explicações que têm um fundo de mecanismo de defesa, mas que também podem criar barreiras que impedem novas descobertas e, até mesmo, novos amores. A boa notícia é que possível superar tudo isso!

Confira aqui dicas para superar as crenças limitantes no amor

  • Ressignifique as crenças: todas as crenças limitantes no amor têm uma origem, uma razão de existência. Para se libertar delas, o passo inicial é buscar a ressignificação. Em outras palavras, identifique com clareza uma determinada crença limitante e olhe tal situação por um outro ângulo, propositalmente. Estabeleça um novo significado para o momento que marcou a sua vida amorosa.
  • Observe padrões: intencionalmente buscamos as crenças limitantes quando percebemos padrões nos relacionamentos amorosos. Por exemplo, se você acredita que toda discussão é sinal de traição, pois já viveu algo assim no passado. De fato, isso pode ou não pode ser verdade, mas não há como determinar. O que a crença faz é estabelecer uma verdade absoluta, sem margens para questionamento. Ao observar tal padrão em suas reações, você pode começar a desconstruir as crenças limitantes no amor.
  • Autoconhecimento: é preciso buscar o autoconhecimento emocional, ou seja, compreender as próprias emoções e como elas impactam no dia a dia do casal, ao sair como uma pessoa pela primeira vez, durante um término de namoro e em todos os bons e maus momentos da vida amorosa. Somente com o autoconhecimento é possível frear determinadas crenças limitantes que insistem em fazer parte da sua vida.
  • Converse com pessoas próximas: uma boa saída para superar as barreiras emocionais erguidas por problemas amorosos do passado é conversar sobre isso com as pessoas. Amigos e familiares podem apresentar outros pontos de vista e fazer você enxergar o lado positivo de situações negativas. Com isso, com o tempo, as crenças limitantes podem ser esquecidas ou diminuídas em grau de importância, o que certamente criará caminhos mais livres para novas paixões e experiências.
  • Amor próprio: você precisa compreender que somente com o amor próprio é possível alcançar a felicidade plena. Não espaço para uma vida emocionalmente equilibrada quando a sua felicidade é dependente exclusivamente de terceiros.

Inteligência emocional X crenças limitantes no amor

 Poucas pessoas sabem disso, mas é possível colocar em prática algumas técnicas e exercícios para derrubar de uma vez por todas as barreiras erguidas pelas crenças limitantes no amor. A Arita, empresa especializada em treinamentos de inteligência emocional, sabe do que está falando: entre em contato com um especialista e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais equilibrada.

ARTIGOS RELACIONADOS