Vampiro emocional no relacionamento - Veja os sinais!

Como identificar que você está em um relacionamento com um vampiro emocional?

Como identificar que você está em um relacionamento com um vampiro emocional?

É preciso redobrar a atenção para não cair nas armadilhas emocionais de quem não está na mesma sintonia que você dentro de um relacionamento

Caso não saiba o que é um vampiro emocional, não tem problema. Explicamos: trata-se de uma pessoa que exerce uma influência negativa sobre você. Neste caso, dentro de um relacionamento. O vampiro emocional do relacionamento parece sugar a energia positiva que existe na vida do casal e isso, com o passar do tempo, pode desgastar severamente a vida a dois. E nos post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere como identificar se você está ou não em um relacionamento assim. Continue a leitura.

9 sinais de um vampiro emocional no relacionamento

1 – Vitimização

O vampiro emocional se faz de vítima com muita frequência, independentemente do que aconteça. Se ocorre uma briga entre o casal, a culpa nunca é do vampiro emocional, é sempre da outra pessoa.

2 – Egocêntrico ao extremo

Sabemos que não tem nada de errado em cuidar / amar a si próprio, mas o vampiro emocional vai muito além. Somente o que ele faz é que é bom, tudo o que os outros fazem é pior, não vale a pena. Isso também leva ao fato de que não lida bem com as críticas.

3 – Muito drama

Há uma forte tendência a ser dramático(a) em praticamente todas as situações que fogem de seu controle, que não saem como o esperado por ele(a). Ocorra a perda de controle, a gritaria, o choro, a lamentação e a consequente vitimização.

4 – Controle total

Um vampiro emocional no relacionamento é uma pessoa que tem prazer em controlar todos os aspectos da vida do casal, cada passo, cada etapa… tudo!

5 –  Falta de empatia

Não há o interesse pelo parceiro(a) no que diz respeito aos seus interesses, vontades, sonhos, conquistas e assim por dia. Uma total falta de empatia.

6 – Exigência

Este é um sinal claro que você está em um relacionamento com um vampiro emocional, ou seja, ele(a) é muito exigente em praticamente todas as ações. Ele(a) aponta suas falhas com mais ênfase, exige desempenho máximo em qualquer tipo de atividade e não admite pequenos deslizes. Como desculpa, fala que faz isso “porque quer o seu melhor”, mas na verdade é uma forma de sugar a sua energia e autoestima.

7 – Pessimismo

O vampiro emocional enxerga sempre o copo meio vazio, sempre o que pode dar errado na situação. É um pessimista nato. Isso é péssimo para um relacionamento, já que pode frustrar suas expectativas e sonhos com o passar do tempo.

8 – Agressividade

Mesmo sem qualquer motivo, o vampiro emocional pode se mostrar agressivo de uma hora para outra. Basta você fazer algo que não lhe agrade, ou mesmo ele(a) interpretar de maneira errada ou que você acabou de dizer. A agressão verbal e física é um traço comum e qualquer pequena fagulha pode ser o suficiente para incendiar negativamente a relação.

9 – Sarcasmo

Leva a vida com muita ironia, sempre falando ou fazendo algo para provocar a pessoa que está ao lado. Mesmo que em um primeiro momento tudo pareça engraçado e espirituoso, é preciso redobrar a atenção, pois este tipo de atitude e comportamento pode esconder a falta de respeito que o vampiro emocional sente por você.

O que a inteligência emocional pode fazer?

A inteligência emocional é uma metodologia  que busca encontrar o equilíbrio emocional em prol da felicidade. Através de treinamentos personalizados à realidade do indivíduo, são tratados os temas e as barreiras psicológicas que estão impedindo a plena realização pessoal ou profissional. Quer saber mais sobre o assunto? A Arita Treinamentos é empresa formada por profissionais experientes e que estão ao seu lado, sempre que você precisar! Aproveite: fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS