Como parar de falar muito. Descubra aqui!

6 dicas de como parar de falar muito

6 dicas de como parar de falar muito

Algumas dicas podem ajudar as pessoas que falam muito a contornar tal situação de uma forma equilibrada e natural

Você certamente conhece uma pessoa que fala muito. Ou mesmo você pode ser essa pessoa dentro dos círculos de amizade e familiar, já pensou nisso? Lidar com pessoas que falam muito é sempre um desafio, porém a boa notícia é que existem dicas que você pode colocar em prática para tentar reduzir um pouco o ímpeto de falar além da conta em toda e qualquer situação de conversa social ou profissional. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Descubra aqui como parar de falar muito: veja 6 dicas

  1. Saiba do problema: a pessoa que fala muito precisa compreender que ela realmente fala além da conta. A aceitação do problema é o primeiro passo para tentar uma melhora. O passo seguinte é realmente querer a mudança, ou seja, não ficar somente no discurso e adotar medidas práticas para evoluir como pessoa.
  2. Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais.
  3. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos. É preciso saber ouvir a opinião de terceiros, mesmo de um assunto / tema que você é especialista. Escute o que seus amigos e familiares têm a dizer e se obrigue a ouvir, mesmo que não concorde com o que está sendo proposto.
  4. Segure-se: mesmo que um comentário provoque sua raiva ou descontrole, tente se acalmar e respire fundo. Na maioria dos casos, quando estamos nervosos, falamos o que não devemos e isso pode prejudicar o relacionamento com outras pessoas.
  5. Observe os sinais corporais: a nossa comunicação é muito verbal, através da fala, mas também é preciso observar os sinais corporais da pessoa que está participando da conversa. Se você está falando muito, sem parar, e a pessoa à sua frente está de braços cruzados ou virando os olhos, são sinais claros de que não está agradando muito. Sinais corporais de desinteresse e desconforto podem ser notados até com certa facilidade, basta prestar mais atenção.
  6. Conte com os amigos: ao compreender / aceitar que você é uma pessoa que fala muito, peça ajuda aos amigos. Peça que eles deem “um toque” sempre que você estiver passando do ponto em um determinado assunto.

O que a inteligência emocional tem a ver com isso?

Em alguns casos, a pessoa que fala muito pode esconder certos problemas de ordem emocional. É um comportamento que pode ser reflexo do medo de não ser aceito(a), de ser deixado(a) de lado e assim por diante. Justamente por isso, através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar tais gatilhos e trabalhar estratégias personalizadas que buscam a melhora do quadro. Quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca mais tempo! Fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS