Conheça aqui 5 dicas para desenvolver a empatia no trabalho

5 dicas de como desenvolver a empatia no trabalho

5 dicas de como desenvolver a empatia no trabalho

Ouvir mais e mostrar interesse verdadeiro são algumas das dicas que podem ajudar uma pessoa a ter mais empatia dentro da empresa

Aqui no blog da Arita Treinamentos você já conferiu um post sobre como desenvolver a resiliência no trabalho. Hoje, seguimos dentro do ambiente corporativo e apresentamos algumas dicas valiosas para quem deseja desenvolver a empatia no trabalho. É o seu caso? Continue a leitura do post e descubra como é possível aplicar dicas simples para mudar a sua percepção dentro da empresa perante às outras pessoas.

É possível desenvolver a empatia no trabalho! Veja 5 dicas

1 – Demonstre atenção genuína

Hoje em dia são muitos os estímulos que podem nos distrair, mesmo quando estamos conversando com algum colega no trabalho, um bom exemplo disso são as notificações no celular que desviam nossa atenção praticamente a todo minuto. Porém, se você quer desenvolver a empatia no trabalho, é preciso demonstrar atenção genuína, verdadeira, com total dedicação. E tudo isso envolve, inclusive, também a sua postura corporal. Dedique-se de verdade, ouça com atenção, mostre interesse no assunto do colega.

2 – Seja um bom ouvinte, mas também converse

Como vimos no parágrafo anterior, ouvir é essencial para mostrar empatia. Porém, somente isso não basta. Converse com a pessoa, mostre possibilidades para um problema, ria junto, lamente junto e mostre para quem está ao seu lado que você se importa de verdade, que não é apenas uma “obrigação” social estar ali.

3 – Pense bem no que vai falar

Seja assertivo em suas colocações para que a pessoa ao seu lado realmente compreenda que você entende a situação, que tem empatia por ela ou pelo assunto que estão tratando. Colocações muito simplistas ou genéricas podem indicar um desinteresse que rapidamente é percebido, o que afeta a jornada de quem deseja desenvolver a empatia no trabalho.

4 – Pergunte mais

Uma boa dica nesta linha é perguntar mais, questionar mais sobre o assunto que a pessoa está apresentando. Além de mostrar interesse, você criará um elo de proximidade e amizade, já que o terceiro precisará abrir mais detalhes de uma determinada situação, se expor mais.

5 – Estabeleça conexões

Uma das características mais marcantes das pessoas empáticas no trabalho é a facilidade de estabelecer conexões, ou seja, trazer para o próximo mundo o problema de terceiros para tentar trilhar um caminho em comum. Assim, consegue dar exemplos de saídas e alternativas que podem servir para quem está ao lado.

A inteligência emocional pode ajudar?

Sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível desenvolver a empatia no trabalho. Isso acontece porque esta é uma metodologia que analisa profundamente as questões e gatilhos emocionais de uma pessoa e como cada aspecto do passado e presente influencia no comportamento e atitudes de hoje.

E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com a Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais atualizados e realmente entendem do assunto. Portanto, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS