Sintomas de estresse emocional: 5 dicas para lidar com eles | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Sintomas de estresse emocional: 5 dicas para lidar com eles

Sintomas de estresse emocional:  5 dicas para lidar com eles

Sintomas de estresse emocional:  5 dicas para lidar com eles

Devido ao acumulo de atividades diárias, é inevitável não sofrer com os sintomas de estresse emocional. No entanto, poucos sabem que o estresse não é de todo mal e nos traz alguns benefícios. Ele se torna prejudicial quando ignoramos esses sintomas do estresse emocional, por isso nós vamos te explicar quais podem ser esses sintomas e o que é possível fazer para driblá-los.

A adrenalina e o cortisol estão diretamente ligados ao estresse. Estes dois hormônios, agindo em conjunto, contribuem para a estabilidade do nosso sistema imunológico, do nível de açúcar e da pressão arterial, e também são responsáveis por nos deixar em estado de alerta quando nos sentimos ameaçados.

Hoje, o excesso de atividades e o pouco tempo para realizá-las tem feito com que a gente produza adrenalina e cortisol em excesso e em momentos inapropriados – mediante filas, trânsito intenso, discussões, contas atrasadas etc. Com isso, desequilibramos o sistema imunológico e desencadeamos os sintomas de estresse emocional, ou seja, o nosso corpo reage quando não conseguimos resolver questões externas da maneira como gostaríamos.

Conheça alguns dos sintomas de estresse emocional

Estes sintomas podem variar de acordo com o organismo de cada um, mas podemos citar como sendo os principais:

  • Sintomas abstratos: agitação, angústia, baixa produtividade, cansaço, depressão, falhas de concentração e memória, insatisfação com a vida, insônia ou sono agitado, irritabilidade, isolamento social, mau humor, síndrome do pânico.
  • Sintomas físicos: Acidente vascular cerebral (AVC – popularmente conhecido como derrame), dermatites (problemas de pele, como acne, vitiligo e psoríase são as mais comuns), dores de cabeça e musculares, envelhecimento precoce, febre, ganho ou perda de peso, gastrites ou úlceras, gripe, herpes, infartos, infecções, má digestão, pressão arterial alta, prisão de ventre ou diarreia, queda de cabelo, transtornos alimentares.

E como lidar com os sintomas de estresse emocional?

  1. Descubra quais são as situações que costumam ser gatilho para você e desencadear todas as emoções negativas;
  2. Encontre meios de driblar esses gatilhos. Por exemplo: Se o trânsito te causa muita irritação, evite os horários de pico (entrar e sair mais cedo ou mais tarde); se você não gosta de cobranças, tente negociar prazos maiores para entregar antes da data estipulada (e aí vale a pena reorganizar a sua rotina); e assim por diante.
  3. Foque na solução, não no problema. O que aconteceu, já foi. O que você pode fazer a partir de agora para resolver?
  4. É comprovado cientificamente que o nosso corpo libera endorfina e dopamina (hormônios do prazer) quando agradecemos por algo, diminuindo a adrenalina e o cortisol (hormônios do estresse). Você já agradeceu pelo que tem hoje?
  5. Dedique um tempo na semana para fazer o que gosta – ler, praticar atividade física, sair, dançar. Isso ajuda seu corpo a liberar os hormônios do prazer e contribui para a qualidade de vida. Aos poucos, os sintomas de estresse emocional poderão se dissipar.

Se o nosso texto foi de encontro ao que você busca para ser realizado, nós podemos te ajudar. Nossos treinamentos te ensinam a gerenciar conflitos, controlar os medos e concretizar metas. Tudo para você ser feliz e não sofrer mais com os sintomas do estresse emocional.

Conheça mais do nosso trabalho seguindo nossos perfis no Facebook e no Instagram.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Deagreez / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas