Sintomas de estresse emocional: 5 dicas para lidar com eles | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Sintomas de estresse emocional: 5 dicas para lidar com eles

Sintomas de estresse emocional:  5 dicas para lidar com eles

Sintomas de estresse emocional:  5 dicas para lidar com eles

Devido ao acumulo de atividades diárias, é inevitável não sofrer com os sintomas de estresse emocional. No entanto, poucos sabem que o estresse não é de todo mal e nos traz alguns benefícios. Ele se torna prejudicial quando ignoramos esses sintomas do estresse emocional, por isso nós vamos te explicar quais podem ser esses sintomas e o que é possível fazer para driblá-los.

A adrenalina e o cortisol estão diretamente ligados ao estresse. Estes dois hormônios, agindo em conjunto, contribuem para a estabilidade do nosso sistema imunológico, do nível de açúcar e da pressão arterial, e também são responsáveis por nos deixar em estado de alerta quando nos sentimos ameaçados.

Hoje, o excesso de atividades e o pouco tempo para realizá-las tem feito com que a gente produza adrenalina e cortisol em excesso e em momentos inapropriados – mediante filas, trânsito intenso, discussões, contas atrasadas etc. Com isso, desequilibramos o sistema imunológico e desencadeamos os sintomas de estresse emocional, ou seja, o nosso corpo reage quando não conseguimos resolver questões externas da maneira como gostaríamos.

Conheça alguns dos sintomas de estresse emocional

Estes sintomas podem variar de acordo com o organismo de cada um, mas podemos citar como sendo os principais:

  • Sintomas abstratos: agitação, angústia, baixa produtividade, cansaço, depressão, falhas de concentração e memória, insatisfação com a vida, insônia ou sono agitado, irritabilidade, isolamento social, mau humor, síndrome do pânico.
  • Sintomas físicos: Acidente vascular cerebral (AVC – popularmente conhecido como derrame), dermatites (problemas de pele, como acne, vitiligo e psoríase são as mais comuns), dores de cabeça e musculares, envelhecimento precoce, febre, ganho ou perda de peso, gastrites ou úlceras, gripe, herpes, infartos, infecções, má digestão, pressão arterial alta, prisão de ventre ou diarreia, queda de cabelo, transtornos alimentares.

E como lidar com os sintomas de estresse emocional?

  1. Descubra quais são as situações que costumam ser gatilho para você e desencadear todas as emoções negativas;
  2. Encontre meios de driblar esses gatilhos. Por exemplo: Se o trânsito te causa muita irritação, evite os horários de pico (entrar e sair mais cedo ou mais tarde); se você não gosta de cobranças, tente negociar prazos maiores para entregar antes da data estipulada (e aí vale a pena reorganizar a sua rotina); e assim por diante.
  3. Foque na solução, não no problema. O que aconteceu, já foi. O que você pode fazer a partir de agora para resolver?
  4. É comprovado cientificamente que o nosso corpo libera endorfina e dopamina (hormônios do prazer) quando agradecemos por algo, diminuindo a adrenalina e o cortisol (hormônios do estresse). Você já agradeceu pelo que tem hoje?
  5. Dedique um tempo na semana para fazer o que gosta – ler, praticar atividade física, sair, dançar. Isso ajuda seu corpo a liberar os hormônios do prazer e contribui para a qualidade de vida. Aos poucos, os sintomas de estresse emocional poderão se dissipar.

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Crédito: Deagreez / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

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