Saiba como identificar os sintomas de um surto psicótico | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Saiba como identificar os sintomas de um surto psicótico

Saiba como identificar os sintomas de um surto psicótico

Saiba como identificar os sintomas de um surto psicótico

Antes de conhecermos quais são os sintomas e soluções para se tratar um surto psicótico, é fundamental que saibamos do que se trata o problema. Por definição, o surto psicótico é uma dissociação psíquica que leva a pessoa a perder a noção da realidade onde está inserida, levando a pensamentos irracionais e uma total falta de capacidade de raciocinar de forma coerente e ponderada.

No cérebro da pessoa que sofre de surtos psicóticos, ocorre em determinados momentos um grande aumento da atividade do sistema límbico, justamente a área responsável pelo controle de emoções e do prazer. Dessa maneira, a pessoa tem suas percepções alteradas e há uma desorganização total dos pensamentos. Daí, o surto psicótico é configurado e a pessoa extrapola.

Quais são os principais sintomas de um surto psicótico?

Dentro do universo da psicologia, são definidos os seguintes sintomas de um surto psicótico:

  • Alterações repentinas de comportamento;
  • Alucinações;
  • Delírios;
  • Reações desproporcionais à realidade;
  • Confusão mental;
  • Pensamentos desorganizados;
  • Comunicação é prejudicada e a pessoa não se expressa de forma organizada, começa a falar rápido demais, inclusive frases incoerentes;
  • Comportamento agitado, agressivo e/ou catatônico, sempre incoerente;
  • Oscilações constantes de humor, alternando entre euforia e tristeza em curto espaço de tempo;
  • Agressividade incontrolável;
  • Insônia constante;
  • Perda de apetite e de peso, por consequência.

O que fazer em um primeiro momento?

É preciso ter calma e uma postura sempre neutra. Jamais confronte uma pessoa que está passando por um surto psicótico. Evite ao máximo questionar o que a pessoa está fazendo, suas atitudes, delírios e alucinações. Tente ser, na medida do possível, o mais compreensível. Dessa maneira, você não irá gerar uma situação de conflito, de combate, com uma pessoa que não está raciocinando da forma correta.

Outra boa dica é afastar quaisquer objetos perigosos do alcance da pessoa, como armas de fogo ou facas e outros itens pontiagudos. Isso é fundamental para evitar ataques a terceiros ou mesmo atitudes mais extremas, como tentativa de suicídio.

Tem alguma solução para lidar com pessoa com surto psicótico?

Após realizar os procedimentos acima, a medida mais urgente e inteligente que você deve tomar é procurar ajuda especializada de terceiros, de profissionais ou empresas que lidem com esse tipo de situação com frequência. Em caso extremo, de surto acima do normal, a indicação é o encaminhamento imediato a um hospital. Lá, a pessoa irá receber medicação controlada e todos os cuidados necessários e adequados. Não tente você mesmo comprar algum medicamento por conta própria.

Assim que o surto psicótico é controlado, o passo seguinte é o encaminhamento a um psiquiatra de confiança. Esse profissional tem a capacidade de realizar um diagnóstico preciso do paciente e, inclusive, determinar a causa do problema. Isso acontece porque o surto pode ter origens diferentes, como em algum episódio do passado ou mesmo estar relacionado a uma doença.

Dependendo da gravidade do surto, a pessoa deverá ser internada para que ocorra uma investigação mais aprofundada, assim como intervenções mais apropriadas. Em casos mais leves, o atendimento imediato com a mediação correta, em ambulatórios, pode amenizar a situação. O segredo em ambos os casos está na velocidade que a pessoa recebe a ajuda profissional.

A Arita está ao seu lado!

Com anos de experiência no mercado, a Arita desenvolve treinamentos de inteligência emocional que podem auxiliar no tratamento de surtos psicóticos. São trabalhos realizados por profissionais com know-how na área, formação acadêmica e que lidam com casos assim há anos.

Quer saber como tudo isso funciona? Envie seu e-mail hoje mesmo AQUI.

Crédito: Zinkevych / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS