O que a desconfiança excessiva pode dizer emocionalmente sobre nós? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

O que a desconfiança excessiva pode dizer emocionalmente sobre nós?

O que a desconfiança excessiva pode dizer emocionalmente sobre nós?

Quando não há confiança, não há evolução. A pessoa com desconfiança excessiva permanece estagnada em sua vida pessoal e profissional. A boa notícia é que há saída

A desconfiança excessiva, a falta de confiança em si, é uma grande vilã que pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional, pois ela atua como um alerta constante de algo ruim pode acontecer a qualquer momento e que em alguns casos é melhor nem arriscar determinadas ações. Você sente algo semelhante ou convive com algum amigo ou familiar que demonstra desconfiança acima do normal? O post de hoje aqui no blog da Arita Treinamentos trata deste assunto. Confira na sequência.

Desconfiança excessiva: quais as origens?

1 – Medo: é a principal causa da desconfiança excessiva, seja pelo medo de perder algo ou alguém, ou mesmo medo de alguma situação. O medo funciona como um freio emocional que barra suas ações, e isso acaba se transformando com o tempo em desconfiança excessiva.

2 – Frustrações: muitas experiências negativas no passado podem originar a desconfiança acima do normal, pois o cérebro entende que não pode repetir determinadas ações, já que reconhece os efeitos negativos. Logo, as frustrações acumuladas ao longo da vida também podem influenciar neste caso.

Como lidar com a desconfiança?

A primeira coisa que deve evitar é fazer suposições sobre toda e qualquer situação.  Tente, se possível, não cair em pensamentos do tipo:

  • Será que vou conseguir fazer isso?
  • E se eu não conseguir ter êxito nesta tarefa?
  • O que de ruim pode acontecer na minha vida se eu falhar?

Evitar suposições, quase sempre negativas, é uma ótima iniciativa para lidar com a desconfiança excessiva. Tenha em mente que antes de realizar uma ação, tudo é possível e que as chances de sucesso são idênticas as do fracasso. Em nenhum lugar está escrito que você irá falhar em determinada ação. Absolutamente em nenhum lugar. Então, por que esta desconfiança?

Outro ponto que é totalmente relacionado é a crença em você mesmo. Como podemos observar com clareza, a “confiança” é o inverso da desconfiança e isso significa que você precisa acreditar em seu talento, no esforço que coloca em cada ação e que somente você é capaz de realizar o que sonho.

A inteligência emocional pode ajudar

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe como os treinamentos de inteligência emocional são efetivos para lidar com a desconfiança excessiva. E a explicação é bem simples: trata-se de uma metodologia que identifica as reais causas do problema, as barreiras e gatilhos emocionais que geram a desconfiança. Em paralelo, trabalha as potencialidades da pessoa para que ela se torne mais confiante na vida e no trabalho.

Desta maneira, respeitando o ritmo de cada pessoa, é possível desenvolver e estabelecer um novo hábito comportamental, mais confiante e sem espaço para medos e suposições negativas. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Fale hoje mesmo com um dos especialistas da casa. Você conta com o suporte de uma empresa que trabalha com inteligência emocional há mais de 30 anos e que está 100% atualizada com o que há de mais moderno e efetivo neste campo.

Você pode confiar!

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas