Motivação: como permanecer motivado diante de dificuldades? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Motivação: como permanecer motivado diante de dificuldades?

Motivação: como permanecer motivado diante de dificuldades?

A motivação é um dos ingredientes da felicidade. Ter razões para agir em busca de determinado resultado é essencial para ter um bom nível emocional, assim como o interesse em seguir em frente.

Em situações normais, a motivação pode ser mantida com algum esforço. Em cenários altamente desafiadores, entretanto, muitos julgam ser impossível ficar apegado a um propósito. No entanto, é justamente nas dificuldades em que esse elemento se faz ainda mais necessário.

Para descobrir como permanecer motivado mesmo diante dos obstáculos, veja algumas dicas infalíveis.

Evite as comparações

A ideia de que “a grama do vizinho é mais verde” é uma verdadeira aniquiladora de motivação. Usar outras pessoas ou cenários como parâmetros só causa desânimo, afinal, sempre há alguém em uma situação melhor do que a sua.

Para não perder de vista o seu propósito, o ideal é evitar as comparações. Se for para entrar em uma “competição”, que seja com você mesmo e a própria melhoria. Assim, previne a sensação de levar um balde de água fria a cada vez que se contrapor a alguém.

Faça progressos para manter a motivação

Outro segredo para permanecer motivado é continuar em movimento. Durante as dificuldades, não é incomum sentir o desejo de parar, retroceder ou desistir. Apesar disso, qualquer movimento em frente permitirá que você mantenha a motivação.

É essencial executar e comemorar os pequenos progressos. Mesmo que o avanço não seja grande, não deixe de valorizar as suas conquistas. Entender que qualquer passo adiante o coloca mais próximo do objetivo é um jeito de não ficar paralisado.

Não tenha medo do fracasso

Pode parecer difícil, mas é importante não sentir medo de não atingir o que deseja ou da forma que espera. Em situações complicadas, é comum que os riscos fiquem elevados — mas as recompensas também se destacam.

O melhor jeito de não se deixar paralisar pelo receio do fracasso é se preparar para agir e, principalmente, manter o equilíbrio emocional. Tome decisões racionais para evitar que o seu julgamento seja prejudicado. Além disso, entenda que, se algo não sair conforme o esperado, pode se transformar em aprendizado para continuar no caminho desejado.

Mantenha o foco para permanecer motivado

São muitas as distrações ao longo da vida. Em um cenário de dificuldade, isso é ainda mais intenso, afinal, os resultados indesejados fazem com que a sua atenção se disperse. Deixar que isso aconteça só o afasta do seu objetivo principal e leva embora a motivação.

O jeito de evitar tal cenário é manter o foco no que realmente interessa. Você quer ser um líder melhor? Então continue a trabalhar nisso, mesmo que a equipe não tenha dado os resultados desejados. Quer ter um relacionamento mais saudável? Insista no diálogo, ainda que não pareça trazer efeitos imediatos. Com interesse máximo no objetivo principal é possível obter o aspecto de motivação.

Transforme a automotivação em um hábito

Em um cenário pouco animador, não faltam pessoas para dizer o que pode dar errado ou o que não sairá do jeito certo. Ouvi-las significa perder a chance de escutar o maior interessado no seu sucesso: você mesmo.

Então, o melhor caminho é a trilha da automotivação. Reconheça os seus progressos, analise o seu comportamento e veja o quanto já se desenvolveu. Não dependa do reconhecimento ou da inspiração de outras pessoas. Faça com que a automotivação se transforme em um hábito consistente da sua vida, pois é isso que mantém o propósito mesmo nas dificuldades.

Permanecer motivado diante dos obstáculos pode não ser tão simples. Porém, ao colocar essas ações em prática, você conseguirá driblar o desânimo e, enfim, seguir rumo ao seu objetivo inicial.

O que você faz quando o cenário parece desfavorável? Diga nos comentários e dê dicas sobre a sua motivação.

ARTIGOS RELACIONADOS