Meditação: esvazie sua mente para encher o coração | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Meditação: esvazie sua mente para encher o coração

Meditação: esvazie sua mente para encher o coração

Meditação: esvazie sua mente para encher seu coração - Arita Treinamentos

Pacificar a mente. Quem não quer? Sobretudo em tempos acelerados, corridos, atribulados, estressantes, preocupantes. Tantos adjetivos carregados de pressão, que já nos cansamos só de ler, não é mesmo?!? Para viver livre de tantas palavras negativas, que tal se esforçar em praticar algumas técnicas que ajudam a entrar em contato consigo mesmo e acalmar a psiquê?

A meditação é uma dessas ótimas válvulas de escape e engana-se quem pensa que é para poucos, que seja difícil demais ou só coisa de gente que vive lá no oriente, no alto de uma montanha com monges budistas. Cada dia mais a meditação faz parte da vida do homem do ocidente e tem ganhado cada vez mais adeptos.

A técnica, em tese, é fácil, só depende de algum treino e dedicação. Garantem os que praticam, que durante a meditação é como se a cabeça ficasse vazia e o cérebro ignorasse tudo à sua volta, deixando pra lá todos os pensamentos.

O passo a passo básico indica um lugar sossegado, silencioso e tranquilo, já que um latido de um cachorro pode tirar o foco da concentração nos iniciantes. Focar na respiração é o segundo passo. Prestando atenção no ar que entra e sai do corpo o cérebro está distraído, não pensando nos problemas da vida, por exemplo. Aqui está o pulo do gato para não pensar em “nada”. Outra tática para “enganar” a mente é entonar algum som repetitivo, que prende a atenção do cérebro.

Nessa estratégia, de focar a cabeça no corpo e deixar a mente livre dos pensamentos que nos consomem diariamente, será possível entender mais a si próprio. Isso porque é na quietude, só quando prestamos atenção em nós mesmo é que conseguimos ter as respostas para várias de nossas inquietações e dilemas.

Vale tentar, como mais uma técnica de apoio na busca de uma vida mais tranquila. Buscando o autoconhecimento, certamente você ficará, no mínimo mais tranquilo, por estar dando passos na direção da sua felicidade ?

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas