Falta de confiança no namoro: como impedir que meu relacionamento acabe por isso?

Falta de confiança no namoro: como impedir que meu relacionamento acabe por isso?

Falta de confiança no namoro: como impedir que meu relacionamento acabe por isso?

Saiba como a inteligência emocional explica o porquê as pessoas mentem tanto

Sempre ouvimos e lemos por aí que confiança é a base, o alicerce de qualquer relacionamento amoroso. E não é errado pensar assim. A falta de confiança no namoro, por exemplo, é um dos principais motivos que levam a términos de namoros, sejam eles namoros de meses ou mesmo de anos.

Até aqui, nada de novidade, não é mesmo?

O ponto central que abordaremos no post de hoje aqui no blog é justamente como driblar a falta de confiança no namoro. Será que é possível colocar em prática algum tipo de ação/atitude que contribua para aumentar a confiança e, com isso, não ver o relacionamento acabar?

Confiança no namoro: dicas para superar o problema

Sabemos que confiar em alguém não é uma tarefa simples. Ao mesmo tempo, confiança é essencial ao namoro. Como chegar a um ponto adequado, então? Confiança, por si só, é algo muito pessoal e totalmente ligado ao passado, a experiências antigas e recentes que vivemos. Analisando dentro do aspecto de relacionamentos, a confiança que exigimos de terceiros é relacionada a situações que passamos, problemas que tivemos em outros relacionamentos.

Pessoas que foram enganadas, traídas e que tiveram relacionamentos marcados por mentiras, por exemplo, tendem a confiar menos em outras pessoas. Um nível de confiança, aliás, que vai mudando com o tempo. A cada nova experiência negativa, menor é a confiança no namoro recente, não é mesmo?

Dicas para quem sofre de falta de confiança no namoro

Cada caso é um caso, principalmente quando pensamos em falta de confiança no namoro. E tem uma boa explicação para isso: as pessoas são muito diferentes e têm passados / experiências singulares. Por isso, é impossível trabalharmos com receitas de bolo e soluções milagrosas e certeiras para todas as pessoas. É fundamental analisarmos pontualmente cada indivíduo, porém, isso não impede o compartilhamento de dicas para você compreender melhor este cenário. Vamos lá!

1- Supere o passado: sim! A primeira dica para ter mais confiança no namoro é superar o que já aconteceu. Passado é passado. Para tal, seja racional: você teve culpa no (s) término (s) do (s) namoro (s)? Faça uma análise fria sobre o assunto e tente identificar o que deu errado e, principalmente, o que pode ser feito de diferente. Com este exercício, você deliberadamente tira de seus ombros o peso do fracasso amoroso e abre as portas para uma nova fase, para confiar novamente nas pessoas.

2 – Autoconfiança: você precisa caminhar no mesmo ritmo do seu par. Se ele (a) é mais confiança e está disposto a arriscar tudo pelo relacionamento, por que você não? Qual é o sentido de manter um namoro, então? Trabalhe sua autoconfiança para se sentir melhor, capaz de realizar grandes feitos e conquistar aquilo que sempre sonhou. Para tal, compreenda as causas da insegurança, da falta de confiança, e trabalhe estrategicamente e psicologicamente seus pontos positivos, suas qualidades.

3 – Inteligência emocional: com a ajuda profissional certa, você pode resolver o problema de falta de confiança no namoro, sabia? A Arita Treinamentos acredita nisso e está ao seu lado, pronta para colocar seu conhecimento e know-how em inteligência emocional a seu dispor. Para tal, realiza treinamentos personalizados para identificar as reais causas da falta de confiança e, a partir disso, traçar uma estratégia de ações e métodos que contribuirão para uma vida amorosa melhor, mais tranquila, feliz e com muito futuro pela frente.

Quer saber mais sobre a Arita Treinamentos e inteligência emocional? Não perca tempo e entre em contato hoje mesmo com um profissional da casa! Clique aqui.

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas