Dizer obrigado: os benefícios que agradecer podem trazer para sua saúde | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Dizer obrigado: os benefícios que agradecer podem trazer para sua saúde

Dizer obrigado: os benefícios que agradecer podem trazer para sua saúde

Todos nós sabemos que fazer exercícios e manter uma boa alimentação é essencial para o nosso corpo, mas quantos percebem que uma simples demonstração de gratidão, como dizer obrigado, também pode ser benéfico para a saúde? Nesse post vamos abordar essa questão tão subestimada.

Não existem dúvidas de que os aspectos físicos e mentais da nossa vida estão intrinsecamente ligados. Essa interdependência também se revela quando o assunto é a gratidão. Diversos estudos científicos sugerem que quanto mais gratas as pessoas são em seu cotidiano, menos sintomas de doenças ligadas ao estresse elas manifestam.

Quem sabe dizer obrigado apresenta menos enxaquecas, problemas no estômago, dores e falta de apetite, além de sofrerem menos com depressão e obterem mais apoio social de seus pares. Quem agradece costumeiramente, também é mais otimista e satisfeito com a própria vida, além de se comparar menos com os outros.

 

Saiba dizer obrigado

Quando entendemos que devemos apreciar nossa vida e agradecer por ela, precisamos fazer isso diariamente. Muitos acham que o agradecimento está restrito a datas importantes, como o nosso aniversário, o Natal ou o Ano Novo, mas isso é um erro.

Ter gratidão é uma sensação ligada à apreciação, admiração e agradecimento pelo que ocorreu em nossas vidas no passado e pelo que está ocorrendo agora e uma manutenção constante de uma expectativa positiva sobre o futuro. É manter a alegria de viver sem querer mudar alguma coisa, fazendo da satisfação e da percepção das coisas boas a regra em nosso cotidiano.

Existem diversas formas de cultivar a gratidão no dia a dia. Confira algumas:

  • Medite

Pratique a meditação, a ioga ou a oração. Qualquer uma dessas práticas aumenta nosso foco no presente e ajuda a desenvolver gratidão. Não pense apenas nas grandes coisas, mas seja grato pelos pequenos detalhes e belezas da vida.

  • Mude sua postura

Reformule seus pensamentos. Quem agradece mais, não julga os momentos pelos quais passa. Mantenha listas para lembrar-se de coisas pelas quais você é grato. Isso impede que sensações ruins surjam nos momentos mais difíceis e que nos julguemos pelos fracassos. Compartilhe coisas pelas quais você agradece com seus amigos e familiares. Pense sobre elas antes de dormir.

  • Faça algo pelos outros

Ajudar os outros é algo que nos auxilia a nos concentramos em nossa própria sorte e sucessos e nos faz perceber melhor as coisas boas que acontecem em nossa vida. Fazer uma boa ação, seja grande ou pequena, realmente faz com que isso volte para você de alguma forma.

Lembre-se sempre: ser grato é muito mais do que agradecer por momentos esporádicos. É uma filosofia de vida que pode mudar suas perspectivas e abrir diversas possibilidades.

 

Arita Treinamentos

Já lembramos aqui o filósofo grego Cícero, para quem a gratidão não era apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras. Se você quer se aprofundar nesse tema e introduzir esse conceito em sua vida, conte com a Arita Treinamentos.

O reconhecimento do nosso trabalho é o resultado da experiência do seu fundador e diretor, Yasushi Arita, que desde 1990 já treinou milhares de pessoas. Elas experimentaram, através de vivências, a sensação de descobrir e conhecer melhor suas qualidades, limitações e essência.

Ajudamos você a desenvolver o autoconhecimento, através de um mergulho em si mesmo, para que você possa colocar em prática o que deseja para sua vida por meio de experiências e treinamentos. Quer desenvolver sua inteligência emocional e descobrir quem você é? Clique aqui, conheça nossa história e descubra como você pode crescer nos aspectos mentais e emocionais de sua vida.

 

Imagem: AaronAmat | iStock / Getty Images Plus

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