Como identificar o comportamento manipulador de uma pessoa? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como identificar o comportamento manipulador de uma pessoa?

Como identificar o comportamento manipulador de uma pessoa?

Como identificar o comportamento manipulador de uma pessoa?

Não se deixe enganar com um mundo formado somente por pessoas que querem o bem geral da população. O comportamento manipulador é uma realidade em diversos níveis da sociedade mundial, inclusive no Brasil em rodas de amigos ou mesmo no trabalho. A pessoa manipuladora não mede esforços físicos e mentais para conseguir o que deseja através da ação de terceiros, ou seja, ela manipula realidades, histórias, acontecimentos e medidas práticas para que o resultado seja de seu agrado, mesmo que isso prejudique amigos ou familiares.

No post de hoje, aqui no blog da Arita, vamos conhecer algumas características marcantes que você mesmo pode identificar em pessoas com comportamento manipulador. Confira na sequência e não deixe de enviar seu comentário sobre o tema, no final do texto.

Pessoa com comportamento manipulador: principais características

1 – Inocência: quem tem um comportamento manipulador é sempre o inocente, a vítima de uma história. A pessoa manipuladora faz isso de propósito para obter alguma vantagem da situação, seja por pena de terceiros ou para se distanciar de alguma responsabilidade.

2 – Ignoram terceiros: pessoas manipuladoras não escutam conselhos e opiniões de amigos ou colegas de trabalho. Sempre fazem questão de reforçar seu ponto de visto, mostrando que estão certas e que a sua verdade é única e soberana. Não há espaço para discussão e outras perspectivas, mesmo quando sabem que não estão certas.

3 – Mudança de assuntos: visando direcionar uma situação somente pelo seu próprio benefício, a pessoa com comportamento manipulador muda de assunto com uma frequência grande e sem qualquer dificuldade. O objetivo dela é somente falar sobre algo do seu interesse, que possa gerar um resultado satisfatório exclusivo. Não há qualquer interesse nas opiniões, dores, sentimentos e alegrias de outros.

4- Transferem a culpa: em determinadas situações, o comportamento manipulador pode fazer a pessoa transferir uma culpa a terceiros, já que se colocam como inocentes em 99% das situações. Repare ao seu redor que amigos e/ou colegas de trabalho manipuladores têm esse hábito nada saudável.

5 – Agressividade: são pessoas naturalmente agressivas e que xingam e insultam com certa frequência. Fazem isso porque não consegue ter uma argumentação inteligente e adulta e acabam buscam a válvula de escapa mais infantil e fácil. Justamente por isso, homens e mulheres imaturos também apresentam comportamento manipulador.

6 – Oratória destacada: quem tem o objetivo de manipular uma ou mais pessoas, deve ser bom de argumento ou, pelo menos, ter uma oratória convincente para sustentar (ou tentar) suas histórias. O sucesso da manipulação passa obrigatoriamente por isso.

Existe uma solução para o comportamento manipulador?

Sim! É possível, através da inteligência emocional, trabalhar gatilhos específicos para mudar definitivamente esse quadro. Para tal, o primeiro passo é compreender a natureza do problema. O que levou ao comportamento manipulador? Quais eventos no passado, na infância ou adolescência, foram os responsáveis pelo atual cenário. Ao analisar profundamente as causas do problema é possível direcionar esforços em busca de uma melhora.

A inteligência emocional parte desse ponto e trabalha com opções que vão desde exercícios mentais e reflexões pessoais para que o indivíduo reconheça que tem que melhorar e por quais caminhos devem seguir para evoluir.

Fale hoje mesmo com a Arita Treinamentos!

Conhece alguém próximo que apresente as características de uma pessoa manipuladora? A Arita Treinamentos tem experiência no assunto e está 100% preparada para ajudar! Envie sua mensagem hoje mesmo, CLICANDO AQUI, e relate a situação para a nossa equipe. São profissionais de altíssimo padrão e que estão em constante aperfeiçoamento técnico para sempre oferecer o que há de melhor em treinamentos de inteligência emocional.

Crédito: SIphotography / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

ARTIGOS RELACIONADOS