As Barreiras Mentais: Você contra Você mesmo | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

As Barreiras Mentais: Você contra Você mesmo

As Barreiras Mentais: Você contra Você mesmo

O medo pode ser um inimigo poderoso quando queremos realizar sonhos e projetos. Mesmo alguém que seja extremamente confiante pode acabar vítima desse sentimento que atrapalha muitas pessoas de conquistarem as coisas que elas desejam na vida.

Os bloqueios mentais são complexos e mesmo quem se sente preparado pode acabar preso com esse tipo de bloqueio. Aprenda mais sobre eles e como superá-los neste artigo!

O que são os bloqueios mentais?

O conceito de bloqueio mental vem de diferentes experiências que podem inibir a mente de alguém. De modo geral, ele trata de situações que diminuem a capacidade mental de um indivíduo, impedindo que ele tenha a performance desejada, trazendo falta de clareza, raciocínio e concentração incoerentes e a dificuldade de pensar.

Por conta dessas incertezas, os bloqueios mentais impedem que a pessoa seja capaz de ter impulso e ação, tornando ela passiva e dependente desses pensamentos intrusivos. Você pode já ter ouvido falar dos bloqueios mentais por outros nomes, como bloqueio criativo, cansaço mental ou até mesmo nevoeiro mental.

Como superar os bloqueios mentais?

Para superar um bloqueio mental, é preciso entender de onde ele vem, primeiramente. Cada bloqueio pode surgir de um motivo e por isso, é preciso saber melhor as razões dele existir para lidar com ele corretamente.

1. Mantenha seu foco no presente

Um dos bloqueios mais frequentes vem de preocupações com o passado e até mesmo com o futuro. As preocupações que surgem com planos no futuro ou com coisas que já aconteceram e estão fora do seu controle podem fazer com que você fique paralisado para tomar ações no presente. Centralize o seu foco no presente e nas coisas que estão sob o seu controle e retire um tempo do seu dia para meditar sobre aquilo que realmente importa. Isso trará mais clareza para os seus pensamentos.

2. Não deixe de fazer as coisas

Mesmo em estados paralisados, é preciso se esforçar para que você não fique parado. Superar isso pode ser difícil, mas apenas você tem o que é preciso para forçar a sua mente a trabalhar. Comece com coisas pequenas, atividades que são triviais mas que irão ajudar você a estabelecer controle sobre sua vida e, aos poucos, você terá mais energia para executar as tarefas que você precisa.

3. Aprecie o seu progresso

Mesmo que lento, o progresso é algo que precisa ser valorizado, pois a frustração pode ser um grande bloqueio mental. Enxergue os obstáculos como parte da jornada e aprenda a tomar um passo de cada vez para que você aprecie, de verdade, os seus resultados.

4. Organize seu ambiente

Fatores externos são os principais responsáveis por bloqueios mentais, e o ambiente é um deles. Sobrecarga de responsabilidades, ambientes caóticos e cheios de conflitos, são algumas das muitas situações que podem atrapalhar o seu desempenho e dificultar sua tomada de decisões! Organize e acalme seu ambiente, gerencie conflitos e garanta que suas prioridades estão ordenadas para que você tenha mais sucesso!

5. Desenvolva sua coragem

O medo é um bloqueio mental muito forte que atrapalha os planos de qualquer pessoa. Desenvolver a coragem não é uma tarefa simples, mas através de exercícios mentais constantes, terapia e treinamentos que ajudem a desinibir o seu senso de ação, é possível trabalhar o medo e superá-lo para conseguir os resultados desejados.

Você sofre com o medo excessivo e sente que está paralisado, mesmo para fazer coisas que você gosta e tem vontade de fazer? A solução está em entender o que é medo. Dedicamos um webinário gratuito para discutir este tema e oferecer alternativas para você enfrentá-lo. Assista agora!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas