Importância do desabafo para psicologia. Descubra!

A importância do desabafo em nossas vidas, segundo a psicologia

A importância do desabafo em nossas vidas, segundo a psicologia

Quando desabafamos, realizamos a manutenção da nossa saúde mental e tiramos vários problemas da cabeça. É um passo fundamental em busca da felicidade e equilíbrio

A depressão é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive milhões de brasileiros. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e de acordo com estudo publicado pela revista BMC Medicine, 20% dos jovens brasileiros entre 11 e 19 anos sofrem com algum tipo de depressão. Em outras palavras, um problema grave e que vai ao encontro do post de hoje, principalmente quando analisamos a importância do desabafo para a psicologia em nossas vidas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Desabafo segundo a psicologia: veja a importância

  • Manutenção da saúde mental: segundo a psicologia, o desabafo é uma válvula de escape fundamental para a manutenção da nossa saúde mental. E dependemos muito da nossa saúde mental para sermos felizes, assim como dependemos da saúde de todo o nosso corpo.
  • Poder: o desabafo para a psicologia tem o poder de acalmar a mente. E uma mente calma é uma mente que pensa com mais clareza e objetividade, o que é fundamental na resolução de problemas.
  • Contra a depressão: segundo especialistas da área, quando guardamos muitos problemas e não “expulsamos” eles da nossa mente, temos mais chances de desenvolver o desgaste mental que pode evoluir para depressão, dependendo da gravidade do caso.
  • Em crise: quando passamos por crises em nossas vidas, como ao perder o emprego ou a morte de um ente familiar ou de um amigo, as chances de depressão também aumentam, isso porque são poucas as pessoas que possuem condições financeiras de se consultarem com psicólogos que podem ajudar nestas fases. Logo, o desabafo com amigos e familiares pode ser a solução.
  • Alternativas: além do desabafo, a psicologia também reforça a importância de se manter em movimento durante uma crise, ou seja, não somente parar e esperar tudo se resolver magicamente. Ao perder o emprego, por exemplo, comece imediatamente a mandar currículos. Se a sua empresa está perdendo clientes, busque alternativas para captar novos interessados em seus produtos ou serviços.
  • Ajuda em casa: então, este é o poder de desabafo para a psicologia. Ele (desabafo) tira os problemas da sua mente e expõe um pedido de ajuda, seja visando o aconselhamento de amigos e familiares em questões emocionais, ou mesmo para encontrar um novo emprego e assim por diante.

Inteligência emocional

É uma metodologia que também defende o desabafo como válvula de escape em prol da melhora da saúde mental. Através do desabafo é possível identificar as reais causas dos problemas emocionais que estão perturbando a mente da pessoa, levando-a a condição limite de precisar desabafar. Os treinamentos de inteligência emocional também focam no desenvolvimento e potencialização das habilidades pessoas do indivíduo, contribuindo assim diretamente para resolução de problemas e escalada rumo a uma vida mais feliz e equilibrada.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto. São mais de 30 anos de know-how na área e profissionais 100% atualizados com as melhores e mais modernas técnicas, estratégias e exercícios da inteligência emocional. Em outras palavras, você sabe que pode confiar! Descubra como tudo isso funciona na prática: fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS