Pensamentos negativos na quarentena. Veja como driblá-los.

6 dicas para se livrar dos pensamentos negativos e driblar a ansiedade na quarentena

6 dicas para se livrar dos pensamentos negativos e driblar a ansiedade na quarentena

É essencial cuidar da saúde mental durante a pandemia para vivermos dias mais felizes e equilibrados até que tudo volte ao normal

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, em todo o mundo, as pessoas tiveram que readaptar suas rotinas, principalmente com foco no isolamento social orientado pela Organização Mundial da Saúde. E, com isso, muita gente tem enfrentado o dilema da ansiedade na quarentena e o surgimento de pensamentos negativos neste período. Porém, nem tudo é má notícia. No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, vamos conferir dicas para se livrar destes pensamentos e ter uma quarentena mais feliz e equilibrada. Continue a leitura e descubra!

Pensamentos negativos nunca mais: veja 6 dicas para ter uma quarentena mais feliz

1 – Monitoramento

O ideal é, se possível, monitorar seus pensamentos negativos durante a quarentena. Você pode fazer isso escolhendo uma hora do dia como “a hora da preocupação”. Desta maneira é possível pensar com mais organização em problemas e soluções, e isso contribui para que os pensamentos negativos não surjam com tanta frequência ao longo do dia.

2 – Atividades físicas

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que fazer atividades físicas é essencial para melhorar o humor e a condição psicológica. Corpo e mente fazem parte do mesmo organismo. O exercício físico libera no organismo substâncias que fazem bem para o funcionamento do corpo e para a autoestima. São substâncias que criam a sensação de prazer e satisfação.

3 – Tenha um propósito

As pessoas não estão acostumadas a passar dias e semanas sem sair de casa. Somos seres sociáveis e nos desenvolvemos como sociedade a partir deste princípio. Mas, neste momento de isolamento domiciliar, isso não é possível. O ideal, então, é encontrar um novo propósito no dia a dia, como cuidar do PET, pintar um quadro, ler um livro, assistir a uma série e assim por diante. Uma ação nova e rotineira ocupará um importante espaço do seu dia e sua mente passará a considerá-la como essencial, diminuindo assim as chances do surgimento de novos pensamentos negativos.

4 – Olhe para o copo meio cheio

Como apontamos, esta é uma situação nova e desafiadora. Porém, uma boa estratégia para driblar a ansiedade durante a quarentena é observar e valorizar as pequenas conquistas do dia. Olhar para o lado bom de estar em casa o tempo todo.  Não há mais o trânsito caótico de todo o sempre, você está em ambiente mais seguro e confortável e assim por diante.

5 – Viva o presente

Muitos pensamos negativos surgem da ansiedade e do desejo de realizar feitos no futuro. Para não cair nesta armadilha, viva o presente. Tente aproveitar ao máximo as situações do dia a dia, sem pensar muito como será o mundo e a sua vida daqui a alguns meses. Isso certamente irá diminuir a ansiedade e tornará a rotina mais leve e equilibrada.

6 – Ajuda profissional é sempre uma boa saída

No mercado, existem profissionais que lidam com questões emocionais e que podem te ajudar na busca por dias melhores. É o caso da Arita Treinamentos, uma empresa especializada em inteligência emocional, uma metodologia inovadora e que garante resultados práticos.

Inteligência emocional

São analisadas as causas do problema, suas origens, e trabalhados exercícios que objetivam uma vida mais feliz e equilibrada, sempre respeitando as características individuais de cada pessoa. Os treinamentos de inteligência emocional podem ajudar na luta contra pensamentos negativos durante a quarentena! Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS