5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

Algumas pessoas desacreditam, mas os pensamentos são grandes aliados do nosso sucesso, bem como de nosso fracasso. É por isso que tirar pensamentos ruins do subconsciente é tão importante quanto praticar os bons. Quando nos policiamos e nos forçamos a ver o lado positivo das situações, trabalhamos pelo nosso próprio bem. Para mostrar como o negativismo pode impactar sua vida, o artigo de hoje trará dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente.

Por que os pensamentos ruins são prejudiciais?

Repare: para todo pensamento negativo que você tem, junto com ele também vem uma emoção negativa, como ansiedade, angústia, culpa, medo, raiva, tristeza e assim por diante. Em determinado momento, esses pensamentos são tão automáticos que quando você menos espera se encontra em um ciclo vicioso e prejudicial. O resultado disso é o fortalecimento da crença de que tudo sempre dará errado para você.

Como tirar pensamentos ruins do subconsciente?

O primeiro passo e o mais importante para tirar pensamentos ruins do subconsciente é aprender a lidar com os seus sentimentos para que o negativismo não faça mais parte de sua vida.

Essa habilidade de identificar quais são as situações que despertam os pensamentos negativos e lidar com as emoções geradas a partir deles nós chamamos de inteligência emocional. Algumas estratégias podem te orientar para desenvolvê-la e combater os pensamentos ruins do subconsciente. São elas:

  1. Qual é o motivo dos pensamentos ruins?

Geralmente, os pensamentos negativos apontam para algo que não está bem. Avalie qual é a mudança possível que você pode praticar a partir dele. Se for algo que te estimule a melhorar, permita que estes pensamentos sejam um gatilho para você. Em caso contrário, afaste-os e tente enfrentar as situações cotidianas com mais otimismo. Para todo pensamento ruim que tiver, tente encontrar dois ou mais aspectos positivos possíveis com aquela situação.

  1. Identifique a origem dos pensamentos ruins do subconsciente

Para todo pensamento que nós temos existe um motivo para o nosso cérebro ter construído determinado caminho que leva até aquele raciocínio. Geralmente, a origem está relacionada a experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos pais, medo de perdas ou de uma ansiedade generalizada, superproteção ou críticas excessivas, entre outros motivos. Identificar a fonte destes pensamentos ruins te permitirá redesenhar novos caminhos e, portanto, combater o pessimismo.

  1. Afaste-se das tragédias

Imaginar a todo tempo que o pior está prestes a acontecer com você e a quem ama demanda mais energia do que imagina. Este é mais um fator incentivador de pensamentos ruins no subconsciente. Desligue-se um pouco das tragédias, alimente a ideia de que está tudo bem e todos estão seguros.

  1. Fuja do vitimismo

Coisas ruins acontecem com todos, por isso evite generalizar as situações negativas e transformá-las em uma corrente de eventos ruins.

  1. Busque orientação profissional

Ter pensamentos ruins é comum. Esta pode até ser um mecanismo de defesa para evitarmos determinados problemas e nos precavermos. Mas quando isso deixa de ser somente ideias pessimistas e passa a guiar seus comportamentos e te limitar, é hora de tomar providências. Buscar ajuda profissional pode te ajudar a evitar problemas mais sérios, como depressão e a síndrome do pânico.

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