5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

5 dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente

Algumas pessoas desacreditam, mas os pensamentos são grandes aliados do nosso sucesso, bem como de nosso fracasso. É por isso que tirar pensamentos ruins do subconsciente é tão importante quanto praticar os bons. Quando nos policiamos e nos forçamos a ver o lado positivo das situações, trabalhamos pelo nosso próprio bem. Para mostrar como o negativismo pode impactar sua vida, o artigo de hoje trará dicas para tirar pensamentos ruins do subconsciente.

Por que os pensamentos ruins são prejudiciais?

Repare: para todo pensamento negativo que você tem, junto com ele também vem uma emoção negativa, como ansiedade, angústia, culpa, medo, raiva, tristeza e assim por diante. Em determinado momento, esses pensamentos são tão automáticos que quando você menos espera se encontra em um ciclo vicioso e prejudicial. O resultado disso é o fortalecimento da crença de que tudo sempre dará errado para você.

Como tirar pensamentos ruins do subconsciente?

O primeiro passo e o mais importante para tirar pensamentos ruins do subconsciente é aprender a lidar com os seus sentimentos para que o negativismo não faça mais parte de sua vida.

Essa habilidade de identificar quais são as situações que despertam os pensamentos negativos e lidar com as emoções geradas a partir deles nós chamamos de inteligência emocional. Algumas estratégias podem te orientar para desenvolvê-la e combater os pensamentos ruins do subconsciente. São elas:

  1. Qual é o motivo dos pensamentos ruins?

Geralmente, os pensamentos negativos apontam para algo que não está bem. Avalie qual é a mudança possível que você pode praticar a partir dele. Se for algo que te estimule a melhorar, permita que estes pensamentos sejam um gatilho para você. Em caso contrário, afaste-os e tente enfrentar as situações cotidianas com mais otimismo. Para todo pensamento ruim que tiver, tente encontrar dois ou mais aspectos positivos possíveis com aquela situação.

  1. Identifique a origem dos pensamentos ruins do subconsciente

Para todo pensamento que nós temos existe um motivo para o nosso cérebro ter construído determinado caminho que leva até aquele raciocínio. Geralmente, a origem está relacionada a experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos pais, medo de perdas ou de uma ansiedade generalizada, superproteção ou críticas excessivas, entre outros motivos. Identificar a fonte destes pensamentos ruins te permitirá redesenhar novos caminhos e, portanto, combater o pessimismo.

  1. Afaste-se das tragédias

Imaginar a todo tempo que o pior está prestes a acontecer com você e a quem ama demanda mais energia do que imagina. Este é mais um fator incentivador de pensamentos ruins no subconsciente. Desligue-se um pouco das tragédias, alimente a ideia de que está tudo bem e todos estão seguros.

  1. Fuja do vitimismo

Coisas ruins acontecem com todos, por isso evite generalizar as situações negativas e transformá-las em uma corrente de eventos ruins.

  1. Busque orientação profissional

Ter pensamentos ruins é comum. Esta pode até ser um mecanismo de defesa para evitarmos determinados problemas e nos precavermos. Mas quando isso deixa de ser somente ideias pessimistas e passa a guiar seus comportamentos e te limitar, é hora de tomar providências. Buscar ajuda profissional pode te ajudar a evitar problemas mais sérios, como depressão e a síndrome do pânico.

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Crédito: Rawpixel / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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