4 dicas para você ser segura e confiante em todas as áreas da sua vida | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

4 dicas para você ser segura e confiante em todas as áreas da sua vida

4 dicas para você ser segura e confiante em todas as áreas da sua vida

4 dicas para você ser segura e confiante em todas as áreas da sua vida

Somos desafiados diariamente, tanto nos relacionamentos pessoais, quanto nos profissionais. Obstáculo invisível, de difícil diagnóstico e presente em muitos casos é a insegurança. Ela vem camuflada em comportamentos inofensivos e quando você menos espera se depara com a necessidade de ser segura e confiante.

Lizandra Arita, nossa psicóloga, explica qual pode ser a origem do problema: “Geralmente, o desejo de ser mais segura e confiante é fruto da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade. Como a pessoa nunca se dispôs a refletir sobre isso, nunca percebeu a insegurança”.

Para te auxiliar a ser segura e confiante, a especialista listou os principais sinais de insegurança para você refletir e se identificar:

  • Sabedoria infinita: Para camuflar sua insegurança, você sempre se posiciona com arrogância e prepotência, como se tivesse poder sobre a verdade absoluta;
  • Dificuldade para dizer “não”: Sua vontade de agradar todos a sua volta se sobressai. Você não sabe lidar com a rejeição alheia e tenta eliminar essa possibilidade ao máximo ao sempre dizer “sim” para os outros.
  • Perfeccionismo: Você se cobra em excesso e deseja tanto alcançar a perfeição em tudo o que faz que isso desencadeia a procrastinação. “Faço amanhã porque hoje ainda não está bom”, “Vou deixar para depois porque ainda não está perfeito”. Se você age assim, a verdade é que tudo sempre estará abaixo das suas expectativas.
  • Medo de expor sua opinião: Quando alguém discorda de você porque pensa diferente, geralmente este embate te desperta insegurança e você não gosta desta sensação. A fim de evitar este sentimento e embates, você desiste de expressar suas ideias.
  • Dificuldade de se desafiar: Com receio do fracasso, você se sabota. Não se arrisca em um novo projeto, não inova, acomoda-se facilmente com as situações.
  • Dificuldade para receber críticas construtivas: Geralmente, quando alguém aponta as suas falhas, você sente que todos os pensamentos negativos que tem sobre si estão certos. Isso porque você sente necessidade profunda de ser aceita e amada do jeito que é – e um feedback negativo te desperta a sensação de não ser merecedora de boas recompensas.

Como ser segura e confiante

A partir dos sintomas listados acima, algumas mudanças de atitudes podem te auxiliar em um processo real e efetivo de mudança, tais como:

  1. Não existe verdade absoluta. Cada um carrega sua própria verdade embasada em suas experiências. Pratique empatia e se coloque no lugar do outro: Você gostaria de ser tratada da mesma forma? Seja gentil ao emitir sua opinião.
  2. Quando você diz “sim” a alguém pode estar dizendo “não” para si. Evite ceder se o seu desejo é outro. Se você não pensar em si, quem pensará?
  3. Lizandra dá a dica: “É melhor fazer algo bom e entregar do que esperar algo perfeito e não entregar. Hoje nós podemos ser melhores do que fomos ontem, mas nunca seremos perfeitos porque ninguém é. Não deixe o perfeccionismo te estagnar.
  4. Quando receber críticas, pondere as colocações e absorva somente o que for útil.

Como a terapia pode te ajudar a ser segura e confiante

Se você sente que para ser segura e confiante é preciso atitudes mais complexas, considere a possibilidade de contar com a ajuda de profissionais especializados em medo e insegurança, como é o caso da Lizandra Arita: “Nós oferecemos um treinamento específico para você conseguir olhar para dentro de si, detectar o gatilho da insegurança e reprogramar o seu mindset para melhorar essa sensação. Ser segura e confiante será possível quando você adquirir experiência e nós fazemos isso por meio de reforços no inconsciente. Após dez dias, um mês, um ano repetindo o mesmo comportamento você terá a certeza de que é totalmente capaz de realizar o que deseja”, esclarece a psicóloga.

Para conhecer um pouco mais do trabalho que exercemos, clique aqui.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Rawpixel / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas